VALE TINHA CONHECIMENTO DOS RISCOS DE ROMPIMENTO EM BRUMADINHO

VALE TINHA CONHECIMENTO DOS RISCOS DE ROMPIMENTO EM BRUMADINHO

A Vale soube que havia problemas nos sensores da barragem em Brumadinho dois dias antes do rompimento que matou, segundo os dados mais recentes, 150 pessoas e deixou 182 desaparecidos. A informação vem de e-mails trocados por funcionários da empresa e da consultoria alemã Tüv Süd, obtidos pela Polícia Federal. Além dos dados discrepantes dos sensores, pelo menos cinco piezômetros, que medem a pressão de líquidos, não estavam funcionando. A Vale disse que não vai se pronunciar durante as investigações.

O comando da companhia teme que o funcionário Alexandre Campanha seja preso pela PF nas próximas horas. Em depoimento, o engenheiro Makoto Namba acusou Campanha de tê-lo pressionado a assinar um laudo de estabilidade da barragem de Brumadinho.

E ontem a empresa se recusou a assinar um Termo de Ajuste Preliminar Extrajudicial proposto pelo Ministério Público com ações emergenciais em Brumadinho. A empresa disse que precisa fazer uma análise técnica das 40 medidas, que incluem ressarcimento da perda de arrecadação do governo de Minas e da prefeitura de Brumadinho. (Estadão)

Enquanto segue a investigação, surgem novos relatos de quem viveu a tragédia. Motorista de megacaminhões da mineradora, Ana Paula da Silva Mota conta que viu o mar de lama e dejetos vir em sua direção e fugiu em marcha ré com o caminhão carregado com 91 toneladas de minério. “A onda veio muito rápido. Mas também parecia que estava em câmera lenta. É algo muito estranho, não consigo explicar”, conta.

Redação com Meio

Sobre o Autor

Talvez você também goste

Destaques

Rondonópolis tem 5 casos confirmados e 51 suspeitos

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde informa que Rondonópolis tem nesta quinta-feira (2), cinco casos confirmados de Covid-19 (coronavírus). A Saúde ressalta que o sexto caso confirmado, divulgado

RONDONÓPOLIS 0 Comentários

Obras da Umei da Vila Canaã tiveram início e devem ser concluídas em nove meses

As obras de construção da nova creche do bairro Vila Canaã, que atenderá os alunos da Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) Jonas Nunes Cavalcante, já teve início no mês

Stan Lee, o gênio da Marvel, nos deixou

Stan Lee, lenda da Marvel, que também fazia as participações divertidas nos próprios filmes, morreu agora à tarde, aos 95 anos.

0 Comentários

Nenhum comentário ainda!

Você pode ser o primeiro a comente este post!

Deixa uma resposta