Trump autoriza e Biden inicia transição de governo

Trump autoriza e Biden inicia transição de governo

O presidente americano Donald Trump ainda não reconhece que seu adversário Joe Biden venceu a eleição. Mas, sob intensa pressão de membros do seu Partido Republicano, deu aval para que tenha início oficialmente a transição de governo. “Nossa luta continua com força”, escreveu o presidente no Twitter, “e acredito na vitória! Ainda assim, pelo melhor interesse de nosso país, recomendei o início dos protocolos.” Isto quer dizer que a equipe de Biden terá pleno acesso a escritórios, verba pública para funcionários, dados de governo e acesso a relatórios de inteligência para que inicie já assentado o governo em 20 de janeiro próximo. Um assessor de Trump, sob anonimato, comentou. “Isto é o mais próximo de vê-lo reconhecendo derrota que veremos.” (Washington Post)

Ontem, os advogados de Trump perderam sua última tentativa de impedir que a Pensilvânia oficializasse a contagem dos votos, na Suprema Corte do estado. O Michigan, onde o presidente pediu pessoalmente aos republicanos responsáveis pela oficialização que não reconhecessem a contagem, encerrou o processo. Por três votos a um, o painel bipartidário deu vitória a Joe Biden. Mesmo sob pressão do próprio presidente, um dos dois republicanos votou a favor. “Precisamos seguir nossa obrigação legal e reconhecer esta eleição”, explicou. (New York Times)

E Biden já está nomeando a equipe — um time profissional, experiente e de alta influência. Anthony Blinken, um veterano da diplomacia que ocupa cargos altos desde o governo Clinton, será o secretário de Estado. A ex-presidente do Fed, Janet Yellen, ocupará a pasta do Tesouro. E o ex-secretário de Estado e candidato a presidente John Kerry encabeçará um cargo especial dedicado a negociações climáticas. Kerry é um dos nomes democratas mais respeitados, e sua escolha é sinal de que o tema tem prioridade máxima no governo. (Axios)

Talvez você também goste

ECONOMIA BRASILEIRA DEVE CRESCER MAIS DE 3% EM 2019

A economia brasileira tem potencial de crescer mais de 3% no ano que vem, no cenário mais otimista. Isso se o novo governo conseguir aprovar as reformas, especialmente a da

Destaques 0 Comentários

REINALDO MORAIS O PRÉ-CANDIDATO AO GOVERNO DO MT PELO PSC

Um dos maiores produtores de suínos do Brasil será o pré- candidato do PSC ao governo do Mato Grosso. Nascido no Paraná, o empresário vive na capital mato-grossense, ele é

Política 0 Comentários

Ministério do Meio Ambiente deve ser definido esta semana, afirma Bolsonaro

Neste domingo (2), ao embarcar no vôo para São Paulo no Aeroporto Santos Dumond, Jair Bolsonaro afirmou para jornalistas que o ministro do Meio Ambiente deverá ser definido esta semana.