Tocando em Frente: promove transformação social na vida de crianças, e adolescentes

Tocando em Frente: promove transformação social na vida de crianças, e adolescentes

Projeto promove transformação social na vida de crianças, e adolescentes

O projeto Tocando em Frente, uma ação de inclusão social, através da música,  idealizada pelo deputado estadual Thiago Silva – MBD, completou no início do mês de julho 90 dias de atividade. A ação foi implantada inicialmente em Rondonópolis, que já contabiliza quatro polos (Jardim Iguassu, Mathias Neves, Alfredo de Castro e Conjunto São José).

O Tocando em Frente é oferecido sem custos e atende jovens de 8 a 16 anos, que tenham vontade em aprender a dominar os acordes de um violão. A pequena Naila de Eduarda de apenas 9 anos está no projeto desde o início. Aos poucos vai retirando da caixa de madeira, com seis cordas harmonias dos sons. É assim que ela começa a realizar um sonho. “Eu quero aprender a tocar violão por que é muito bonito, acho legal. Vou continuar, aprender mais e depois virar cantora gospel”, conta. 

A satisfação dos alunos também é compartilhada pelos pais. A filha da dona de casa Cláudia Nobre está matriculada no polo do Conjunto São José. De acordo com a mãe, os três meses marcam uma grande transformação na vida da criança. “Mudou muita coisa. Esse projeto do deputado Thiago Silva desenvolve o aprendizado musical, melhora o convívio social e comportamento. Minha filha era muito tímida, ficava muito tempo no celular. Hoje ela já conversa bem mais, chega em casa vai ler, estudar. Estou bem satisfeita. É um belo projeto”.

O presidente do Conjunto São José, Gerson Luiz Moreira, concorda com a citação acima e complementa afirmando que o Tocando em Frente é bem maior que uma simples prática de violão. “Esse projeto está impactando na vida de centenas de jovens. Ele transforma aqueles com alguma dificuldade de comportamento, inclui outros que por questões econômicas não tinham acesso ao aprendizado musical e estimula o conhecimento. É muito completo. Nós aqui do Conjunto São José somos parceiros de primeira hora e estamos prontos para apoiar outras inciativas com finalidades semelhantes. Parabéns pela atitude deputado Thiago Silva”. 

Para o pastor Jorge Estevan de Souza, coordenador do projeto, o Tocando em Frente colhe bons frutos pela dedicação do professor Valdick Arantes e pelo formato aplicado. “Sempre que existirem vagas, qualquer um pode se inscrever, independente da denominação religiosa. Aqui cobramos disciplina dos alunos e pais. Quem estuda não pode ter mais que duas faltas. Passou disso é preciso justificar, caso contrário perde a vaga. Pais ou mães também precisam participar, acompanhando o filho em casa e sempre que possível nas aulas. Isso promove interação social e facilita no aprendizado dos pequenos. Tenho certeza que esse projeto vai crescer muito em Rondonópolis e em outras cidades. Nossa sociedade precisa de mais exemplos como esse”.

A fala da coordenação vem de encontro aos objetivos do deputado Thiago Silva. O parlamentar colocou em prática um sonho que almejava há muito tempo. “A sociedade precisa se organizar e criar meios que ajudem a contribuir com quem tem condição financeira desfavorável. Acompanho de perto o andamento do Tocando em Frente. A cada semana é uma evolução. As crianças e adolescentes aprendem muito mais que uma simples aula. Eles passam a compreender que a música, a dedicação, disciplina e educação abrem portas para mundo cheio de boas oportunidades. Estou muito feliz pelos resultados colhidos até aqui e extremamente motivado para começar esse trabalho em outros municípios. A minha maior satisfação é saber que o projeto está mudando a vida social das crianças”, ressalta o parlamentar.

Atualmente o projeto Tocando em Frente tem capacidade para oferecer atendimento para 150 jovens. As aulas são de graça. Informações estão disponíveis pelo telefone 9994-6224, com Flávia.

Assessoria

Sobre o Autor

Talvez você também goste

Notícias 0 Comentários

MISS DAS AMÉRICAS PLUS SIZE INTERNACIONAL

  A rondonopolitana Geiza Pereira de Souza Schreiber é a nova Miss das Américas Plus Size Internacional. Ela coleciona títulos desde 2015 e ao todo já são sete. Motivo de

Variedades / Entretenimento 0 Comentários

Professores e estudantes da UFMT fazem “vaquinha” para custear produção de curta-metragem em Rondonópolis

O projeto independente conta com 16 participantes, a maioria estudantes da própria universidade. A ação coletiva para o financiamento do curta-metragem “As Memórias Que Eu Não Queria Ter” teve um

Variedades / Entretenimento 0 Comentários

Dia Mundial do Rock: Casario recebe bandas para comemorar

Com intuito de valorizar a cultura local e incentivar os rondonopolitanos a frequentarem os espaços do Casario, duas bandas locais se juntaram para comemorar o Dia Mundial do Rock, celebrado

0 Comentários

Nenhum comentário ainda!

Você pode ser o primeiro a comente este post!

Deixa uma resposta