TESTES COVID| GAECO CUMPRE MANDADOS POR FRAUDE EM MT
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e a Procuradoria-geral de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) deflagraram nesta manhã (25/08) a segunda fase da Operação Falso Negativo.
Mandados são cumpridos em Cuiabá. Um deles é num edifício comercial na Avenida do CPA. O alvo, contudo, não foi divulgado. Um outro mandado é cumprido na cidade de Nova Mutum (242 quilômetros de Cuiabá).
Trata-se de uma ação envolvendo vários estados, em parceria com Ministérios Públicos de outras unidades da federação para apurar fraude na compra de testes para covid-19.
No DF, há vários alvos na área da saúde. O secretário de Saúde, Francisco Araújo, acaba de ser preso. A operação está na rua com outros alvos.
Também tiveram a prisão preventiva decretada:
Ricardo Tavares Mendes – ex-secretário adjunto de Assistência à Saúde
Eduardo Hage Carmo – Subsecretário de Vigilância à Saúde
Eduardo Seara Machado Pojo do Rego – Secretário-adjunto de Gestão em Saúde
Ramon Santana Lopes Azevedo – Assessor especial da Secretaria de Saúde
Jorge Antônio Chamon Júnior – Diretor do Laboratório Central do DF (Lacen)
Lavagem de dinheiro
O MPDFT está cumprindo sete mandados de prisão e 44 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal e em mais oito Estados (Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Santa Catarina, Mato Grosso, Espírito Santo e Rio Grande do Sul).
As ordens judiciais foram expedidas pelo desembargador Humberto Ulhôa, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) e são resultado de investigação exclusiva do MPDFT, que apura suspeitas de crimes cometidos por servidores do alto escalão da Secretaria de Saúde do DF.
Entre os crimes estão: fraude à licitação, lavagem de dinheiro, crime contra a ordem econômica (cartel), organização criminosa, corrupção ativa e passiva. Essas práticas criminosas teriam sido praticadas no curso de dispensas de licitação destinadas à compra de testes para detecção da covid-19.
Redação com Folha Max
Talvez você também goste
MBL pede cassação de Calistro em VG por acusação de tráfico
Um novo pedido de cassação do mandato do vereador Jânio Calistro (DEM) por quebra de decoro parlamentar foi protocolado na Câmara de Várzea Grande nesta terça (29). Um dos três
Investigações levam à prisão 46 suspeitos de roubos, furtos e tráfico em Rondonópolis
As ações policiais são decorrentes de investigações realizadas pela Derf de Rondonópolis, diariamente, visando combater crimes de roubo, furto, tráfico de drogas, estelionato, receptação, além de desarticular associações criminosas atuantes
DECISÃO: TUF MOBILIZADA E TELÃO PARA ACOMPANHAR UNIÃO E N.MUTUM
Na noite desta quarta-feira (23), acontece o jogo decisivo entre União e Nova Mutum, que decidirá o campeão mato-grossense 2020, às 20h30 no estádio Luthero Lopes, em Rondonópolis. A Torcida