Sicredi Sul MT inovando na gestão de pessoas para futuros colaboradores

Sicredi Sul MT inovando na gestão de pessoas para futuros colaboradores

A Cooperativa Sicredi Sul MT inova na forma de selecionar e contratar colaboradores. Com o objetivo de estreitar o relacionamento com os potenciais candidatos a uma vaga, interessados em construir carreira na instituição financeira cooperativa, o programa de recrutamento com metodologia diferente que não mexe apenas com as pessoas que vão trabalhar no Sicredi, mas impacta em toda a comunidade, e desperta interesse em mais gente.

Depois de observar que muitos profissionais com potencial não se candidatam para trabalhar no Sicredi por não ter uma formação relacionada ao sistema financeiro e assim “perder” um possível grande colaborador, a cooperativa começou a rever seus conceitos na hora de selecionar os perfis profissionais, e ao mesmo tempo, estudar uma forma de despertar nessas pessoas a vontade de fazer parte do time.

Foi então que surgiu um programa de recrutamento arrojado, dividido em etapas, em que o primeiro momento consiste em apresentar o Sicredi à comunidade para identificar pessoas que tenham os mesmos valores e princípios da instituição financeira cooperativa, e num segundo momento é a vez do Sicredi conhecer esses candidatos. A expectativa é que essa nova fórmula resulte na retenção de talentos, com um relacionamento próspero e duradouro para ambas as partes, ou seja, para a empresa e para o profissional.

O novo modelo de contratação foi colocado em prática no fim de junho no programa trainee, em que a cooperativa fez um grande movimento na divulgação de um processo seletivo em Rondonópolis, sede da cooperativa, para contratação de gerentes de negócios, gerentes de agências e consultores de negócios. “Fizemos um chamamento usando publicação em jornal e principalmente nas redes sociais. Aproveitamos a oportunidade para lançar a cooperativa no Instagram, e tivemos milhares de compartilhamentos. O resultado foi o comparecimento de cerca de 500 pessoas para conhecer o Sicredi”, afirma diretor de Negócios da Cooperativa, Rogério Griguc.

Nessa primeira etapa o Sicredi foi apresentado como instituição financeira cooperativa que dispõe de várias soluções financeiras para pessoas físicas, jurídicas e produtores rurais, e como instituição empregadora, que oferece muito mais que benefícios trabalhistas, pois sua proposta é melhorar a qualidade de vida das pessoas, tanto daquelas que trabalham na empresa, quanto às que se associam à cooperativa. Oferece oportunidade de crescimento profissional e formação, para construção de uma sólida carreira. “Tanto que em 2018 o Sicredi ficou pelo 8º ano seguido entre as 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil, ocupando o 1º lugar na categoria Cooperativas de Crédito. No mesmo ano, o Sicredi ficou pela 2ª vez entre as Melhores Empresas para Começar a Carreira, ambos da revista Você S/A”, ressalta Griguc.

Após a apresentação do Sicredi foi perguntado aos candidatos quem gostaria de fazer parte do movimento cooperativista. A segunda etapa do processo seletivo foi iniciada na última semana, quando será a vez do Sicredi conhecer os candidatos. Essa fase consiste no candidato gravar um vídeo em que espontaneamente fala de si enquanto profissional, porque deseja trabalhar no Sicredi e quais suas expectativas ao fazer parte do quadro de colaboradores. O departamento de Gestão de Pessoas da cooperativa já começou a analisar os vídeos recebidos, um total de 270.

Depois desse filtro será a vez da análise curricular, que vai promover um novo filtro, entrando na etapa mais comum de recrutamento e seleção. Ela será seguida de dinâmicas em grupo e entrevistas até chegar aos finalistas. Para o processo seletivo em andamento são 11 vagas, sendo cinco para gerentes de negócios trainee, uma para gerente de agência trainee e cinco para consultores de negócios. A expectativa é que os novos colaboradores comecem a trabalhar a partir de agosto, se juntando aos 224 colaboradores da cooperativa Sicredi Sul MT.

“Nossa intenção é construir um ‘banco’ de talentos para que tenhamos profissionais, que acima de tudo queiram trabalhar no Sicredi, que tenha compromisso verdadeiro com os princípios e valores do cooperativismo. Queremos atrair e reter talentos, investir neles para que permaneçam conosco por muito tempo”, afirma a assessora de Gestão de Pessoas da cooperativa Gisley Grácia.

Sobre a Cooperativa

A Cooperativa Sicredi Sul MT é uma instituição financeira cooperativa associada ao Sistema Sidredi S.A., comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Presente nas cidades de Rondonópolis, Pedra Preta, Alto Taquari, Alto Garças, Alto Araguaia, Itiquira, São José do Povo e o distrito de Ouro Branco do Sul com 11 agências e 26.023 associados. Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br.  

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos mais de 4 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.700 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros. Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br.  

*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

O Sicredi Centro Norte, composto pelos estados de Mato Grosso, Rondônia, Pará e Acre, tem aproximadamente de 457 mil associados, com 175 agências em 140 municípios.

Assessoria

Compartilhe:

Sobre o Autor

Talvez você também goste

Destaques 0 Comentários

Projeto de inclusão social qualifica mais de cem mulheres

Há 120 dias começava o projeto Flor do Cerrado em Mato Grosso. A inciativa idealizada pelo deputado estadual Thiago Silva (MDB), foi lançada no mês de maio no município de

INACREDITÁVEL: PACIENTE É MORDIDO POR RATO DENTRO DE UPA EM RONDONÓPOLIS

Um caso quase inacreditável, aconteceu na quarta-feira (13), por volta de 2h. Um paciente internado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, foi mordido

Notícias 0 Comentários

JACIARA OF CARDS: VEREADOR PRESO COM MACONHA PODE TER SIDO VÍTIMA DE ARMAÇÃO

Uma trama política pode estar por trás, da surpreendente ação policial que acabou prendendo o vereador Everton Ribeiro da Silva (PR) em Jaciara -MT (140 km de Cuiabá) onde uma