SEM FISCALIZAÇÃO: EMPRESA INSTALA QUEBRA-MOLAS  POR CONTA PRÓPRIA EM RONDONÓPOLIS

SEM FISCALIZAÇÃO: EMPRESA INSTALA QUEBRA-MOLAS POR CONTA PRÓPRIA EM RONDONÓPOLIS

Uma construtora que realiza um empreendimento em Rondonópolis, deixou moradores e motoristas que utilizam a Alameda Das Rosas, no bairro Sagrada Família, incomodados e embora tenha tido a boa intenção de trazer mais segurança para a via com a construção de quebra-molas, está prejudicando quem passa pelo local.

Por conta própria, segundo populares que preferiram não se identificar um quebra-molas ou redutor, foi instalado na via.

A Secretaria de transporte e trânsito, informou através do gerente do Departamento de Trânsito da Setrat, José Severino da Silva Neto, que nenhuma solicitação para instalação foi realizada junto a secretaria.

“É um quebra-molas em cima do outro, Deus me livre, muito ruim isso aí. Quem tem carro baixo está sendo prejudicado, pois compromete a mecânica do veículo”, contou um morador que acessa diariamente a via.

O que diz a lei

O Contran (Conselho Nacional de Trânsito), que disciplina o assunto no CBT (Código Brasileiro de Trânsito, lei federal nº 9.503/97), restringe a colocação de ondulações, lombadas ou quebra-molas, conforme a denominação que se queira dar a essas saliências incômodas. Diz o parágrafo único do artigo 94 da resolução 39/98 do Contran/Denatran: “É proibida a utilização de ondulações transversais e de sonorizadores como redutores de velocidade, salvo em casos especiais definidos pelo órgão ou pela entidade competente, nos padrões e critérios estabelecidos pelo Contran”.

A legislação prevê multa para quem coloca lombadas sem permissão. O responsável pelo quebra-molas irregular, se identificado, ainda poderá ser punido criminalmente por danos materiais e por homicídio. A colocação de quebra-molas na zona urbana está a cargo da Prefeitura, que deve indicar, conforme a legislação, a localização, o espaçamento e o padrão necessários.

Redação

Sobre o Autor

Talvez você também goste

Notícias 0 Comentários

JUCA DO GUARANÁ COM MÃO NA MASSA, NUMA PARCERIA COM A PREFEITURA, ENTREGA ROTATÓRIA VIOLA DE COCHO

Na  quarta-feira (26/04), a Prefeitura de Cuiabá inaugurou a Rotatória do Bairro Imperial, na região Sul de Cuiabá, popularmente conhecida como Rotatório “Viola de Cocho’. A obra foi entregue com

Marretadas 0 Comentários

VEREADOR DE RONDONÓPOLIS NOS “HOLOFOTES DA FAMA”

Nos bastidores da política da câmara de vereadores de Rondonópolis um dos nobres parlamentares está sendo chamado de “Holofotes da Fama”. Isso porque segundo as informações o nobre edil, tem

Notícias 0 Comentários

“RONDONÓPOLIS ESTÁ INDO PARA O BURACO”, DIZ THIAGO MUNIZ

Na volta do recesso da Câmara Municipal, o vereador Thiago Muniz (PPS), teceu duras críticas a atual gestão do prefeito Zé Carlos do Pátio (SD), dizendo que o gestor está