SARAMPO: Governo libera aos gestores a lista de crianças não vacinadas

SARAMPO: Governo libera aos gestores a lista de crianças não vacinadas

O Governo do Brasil elaborou uma lista com o nome das crianças maiores de 6 meses e até 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade que não estão em dia com as vacinas contra o sarampo. A lista disponibilizada pelo Ministério da Saúde vai ajudar os municípios a montar sua estratégia para ir em busca das crianças não vacinadas. O secretário de Atenção Primária à Saúde, Erno Harzheim, explica a importância dessa lista.

“É possível entregar a lista de cada unidade, na mão de cada agente que conhece as famílias e crianças da sua região. E junto com a equipe que fica mais fixa dentro da unidade de saúde da família, da unidade de atenção primária, ir atrás de cada criança que não tem nenhuma dose da tríplice ou só uma dose da tríplice para buscar uma taxa de cobertura completa”.

A lista que vai orientar a busca por essas crianças está disponível no portal do E-gestor. Todos os secretários de saúde estaduais e municipais têm acesso a ela. Além disso, os municípios que conseguirem vacinar essas crianças vão receber, do Ministério da Saúde, uma verba extra de 1 real per capita a partir da comprovação das doses aplicadas e metas atingidas, como explica o secretário Erno Harzheim.

“Para os municípios devolverem as informações para o Ministério, é simples. Basta usar o sistema E-SUS e registrar cada dose de vacina aplicada”.

Todos os profissionais de saúde da Atenção Primária podem ajudar. Basta pedir a lista para a gestão municipal e ir atrás dessas crianças, garantindo que elas não fiquem doentes, já que possuem mais chances de sofrerem as sequelas do sarampo. Juntos venceremos esta luta! Para saber mais, acesse saude.gov.br/sarampo.

Lembrando que não existe tratamento específico para o sarampo. Os medicamentos são utilizados para reduzir o desconforto ocasionado pelos sintomas da doença.

Não faça uso de nenhum medicamento sem orientação médica e procure o serviço de saúde mais próximo, caso apresente os sintomas descritos acima. 

Redação com Agencia Radio

Compartilhe:

Sobre o Autor

Talvez você também goste

Destaques 0 Comentários

PADRE LOTHAR RECEBE ALTA E RETORNA A RONDONÓPOLIS NESTE DOMINGO

Após três dias no Hospital Albert Einstein em São Paulo, Padre Lothar Bauchrowitz  que foi acometido de uma infecção e passou mal quando retornava de Frankfurt, na Alemanha. Ele recebeu

FORA DO PSL O CAMINHO DE BOLSONARO NO ALIANÇA PELO BRASIL

Foi pelo Facebook que o presidente Jair Bolsonaro anunciou ter deixado em definitivo o Partido Social Liberal. “Agradeço a todos que colaboraram comigo no PSL e que foram parceiros nas

Notícias 0 Comentários

LOJAS MARTINELLO PAGOU R$ 1 MILHÃO À CARLOS FAVARO POR FRAUDE NO PRODEIC SEGUNDO DELAÇÃO

Em um anexo de sua delação premiada, o ex-governador Silval Barbosa, contou que em 2010 o produtor rural Carlos Fávaro havia emprestado R$ 1 milhão para o também agricultor Neri