SANCIONADA: Lei de Fávero modifica para dias úteis os prazos de processos administrativos

SANCIONADA: Lei de Fávero modifica para dias úteis os prazos de processos administrativos

A Lei 7.692 de julho de 2002, que regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Estadual, estabelecia os prazos em dias contínuos.

A partir de agora, os processos administrativos no âmbito da Administração Pública Estadual serão computados somente em dias úteis. A modificação está prevista na Lei nº 10.946 de 27 de setembro de 2019, de autoria do deputado estadual Silvio Fávero (PSL), sancionada pelo Poder Executivo Estadual e publicada em Diário Oficial do Estado (DOE), na última sexta-feira.

Anterior à norma, a lei 7.692/2002 que regulamenta o processo administrativo estabelecia os prazos em dias contínuos. O que significa, que a contagem de prazos e comunicações processuais até então, eram realizadas em dias corridos, sem qualquer interrupção em finais de semana e feriados.

“A contagem do prazo em dias úteis faz parte das conquistas da advocacia, que pleiteou a mudança que está valendo agora no Código de Processos Civil (CPC).  Não faria sentido a Administração Pública ignorar essa regra. Essa mudança para dias úteis irá auxiliar na ampla defesa e contraditório que são princípios constitucionais”, defendeu Fávero.

Vale ressaltar, que em julho deste ano, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, aprovou o Projeto de Lei do Senado (PLS) 35/2018, que prevê a contagem de prazos de processos administrativos federais apenas em dias úteis, além da suspensão no período de 20 de dezembro a 20 de janeiro.

Em Mato Grosso, essa mesma medida, entrou em vigor em 2018, a Lei nº 10.735 que suspende os processos administrativos para assegurar férias à advocacia local.

Joelma Pontes / Assessoria de impressa Dep. Estadual Silvio Fávero

Compartilhe:

Sobre o Autor

Talvez você também goste

Destaques 0 Comentários

“PRISÃO OU MORTE”, DIZ COMANDANTE DA PM EM MT (vídeo)

Umas da qualidade do Tenente Cel. Gleber Candido Moreno comandante do 5º BPM em Rondonópolis -MT, é a objetividade e rapidez na operacionalidade de seu comando. Em uma entrevista à

Mato Grosso 0 Comentários

OSCAR BEZERRA É RECORDISTA EM APRESENTAÇÃO DE EMENDAS À LDO E INOVA COM PACTO MUNICIPALISTA

O relator do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2018, e deputado Oscar Bezerra (PSB), apresentou nesta quinta-feira (07.07), 31 emendas das 71, sendo o recordista dentre os

Destaques 0 Comentários

Cristo Redentor comemora 88 anos

O monumento do Cristo Redentor completa hoje (12) 88 anos de inauguração com uma programação que incluiu missa e um bolo comemorativo cortado aos pés da estátua, no início da