SACRIFICADOS PELO ACORDO PT-PSB SE REVOLTAM

SACRIFICADOS PELO ACORDO PT-PSB SE REVOLTAM

O acordo costurado por Lula para asfixiar a candidatura Ciro Gomes fez explodir inúmeras crises regionais dentro de PT e PSB. Começando em Minas.

O esquema de Lula tirou de Dilma Rousseff a oportunidade de sair candidata ao Senado para que o socialista Marcio Lacerda concorra. Lacerda, porém, se recusa a abrir mão de disputar o governo do estado. Pretende conquistar a indicação na convenção estadual amanhã e, domingo, ir a Brasília brigar com a direção nacional.

Se for preciso, vai à Justiça. Dilma, entregue pelo PT, depende de Lacerda ganhar em seu partido para poder se candidatar.

É do próprio Distrito Federal que vem outra revolta. O governador Rodrigo Rollemberg, que disputa a reeleição, afirmou que não seguirá a orientação de seu PSB para ser neutro no pleito e apoiará Ciro na campanha presidencial.

“Considero a neutralidade um erro, um equívoco”, afirmou. “Estamos fortalecendo uma polarização PT-PSDB que é muito ruim para o país.”

O choque não vem só do PSB. O PT pernambucano ignorou o nacional e, ontem à noite, indicou Marília Arraes candidata ao governo do estado.

Os militantes cercaram o senador Humberto Costa, representando a cúpula da legenda, aos berros de ‘golpista’.

Se depender da legenda local, o esquema para que o PSB fique neutro nas eleições presidenciais em troca do apoio petista à reeleição de Paulo Câmara no estado irá por água abaixo.
Mas absolutamente nada é definitivo. O PSB mineiro faz amanhã sua convenção estadual. O PT nacional, também. E no domingo será a vez do PSB nacional. Serão reuniões de calor intenso.

Marco Antonio Carvalho Teixeira, da FGV-SP: “Ciro se isola ao fracassar nas tentativas de atrair simultaneamente a esquerda e a direita e perde tempo de TV, além do palanque socialista em Pernambuco e em outros estados. O arranjo entre petistas e socialistas não foi simplesmente uma derrota para Ciro, mas pode se transformar numa importante vitória para Geraldo Alckmin.O tucano assiste tranquilamente seus principais rivais à esquerda se digladiarem e perderem força num processo eleitoral em que a unidade é crucial para a viabilização de qualquer candidatura.”

Há incríveis ironias. Adversários na presidencial de há quatro anos, Dilma e Aécio lideravam as pesquisas para as duas vagas de senadores mineiros no inicio da semana. Dilma pode perder a candidatura, Aécio já perdeu a sua. Isolado pelo seu PSDB, desistiu e tentará se eleger deputado federal.

Balão de ensaio circulando: o PDT poderia lançar Túlio Gadelha, namorado da apresentadora Fátima Bernardes, ao governo pernambucano. É para dificultar a vida do governador Paulo Câmara. O mesmo que comandou pelo lado do PSB a articulação anti-Ciro.

Outras definições: O MDB acabou com a dúvida e confirmou que Henrique Meirelles será seu candidato à presidência. E o verde Eduardo Jorge aceitou o convite para ser vice de Marina Silva.

Redação com Canal do Meio

Sobre o Autor

Talvez você também goste

Notícias 0 Comentários

CARLOS BEZERRA É INTERNADO AS PRESSAS APÓS PARADA RESPIRATÓRIA

O deputado federal Carlos Bezerra (PMDB), passou mal em sua residência, foi atendido às pressas e encaminhado para o hospital Santa Rosa, em Cuiabá. Aos 76 anos, Carlos Bezerra  teve uma parada respiratória no início da

Notícias 0 Comentários

“A ÚNICA COISA QUE NÃO TENHO É MÁQUINA DE FAZER DINHEIRO” SERÁ MESMO SECRETÁRIO ?

O secretário de Estado de Fazenda, Gustavo de Oliveira, disse que “para vestir um santo, o governo se viu obrigado a ‘desvestir’ o outro”. E disparou que o governo não

Destaques 0 Comentários

AVIÃO EXPLODE NO AR E CAI EM PORTUGAL; TODOS OS OCUPANTES MORREM

Um avião caiu nesta segunda-feira (17) em uma área residencial de Tires, no município de Cascais, em Portugal. De acordo com a agência Reuters, quatro pessoas que estavam a bordo

0 Comentários

Nenhum comentário ainda!

Você pode ser o primeiro a comente este post!

Deixa uma resposta