Foto: divulgação PRF RONDONÓPOLIS: FISCAIS DO INDEA E PRF APREENDEM CARGA DE MADEIRA PROIBIDA

RONDONÓPOLIS: FISCAIS DO INDEA E PRF APREENDEM CARGA DE MADEIRA PROIBIDA

Fiscais do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) juntamente com a Policia Rodoviária Federal apreenderam no sábado (07.09), em Rondonópolis, uma carga de madeira com 100% de castanheira (Bertholetia excelsa), cujo corte e comercialização são proibidos por lei, por ser fundamental para a ecologia da Floresta Amazônica, e pela sua importância na biologia da conservação das espécies que dependem dela.

“As castanheiras constam em listas de espécies ameaçadas de extinção. O corte e uso dessas árvores são proibidos sob qualquer aspecto, sem permissão da autoridade competente”, explicou a presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Pecuário e Florestal de Mato Grosso (Sintap), Rosimeire Ritter.

De acordo ainda com a presidente do Sintap/MT, a parceria com outros órgãos como PRF, Sema, Sefaz, Polícia Ambiental e Ibama são de extrema importância para o bom andamento do trabalho de fiscalização do Indea.

“O trabalho dos nossos servidores é essencial para se combater essa prática aqui em Mato Grosso e somando esforços com esses outros órgãos o trabalho fica ainda mais eficaz”, afirmou ela.

Após a equipe de fiscais do Indea detectar a irregularidade da carga, proveniente do estado de Rondônia, o caminhão com a carga juntamente com o responsável pelo transporte foi encaminhado a Policia Ambiental. “Ele deverá responder por crime ambiental, pagar multa e ser autuado pelo transporte ilegal desta madeira”, explicou o responsável pela equipe de fiscais, José Roberto.

Assessoria

Compartilhe:

Sobre o Autor

Talvez você também goste

Destaques 0 Comentários

BRIGA PARA DISPUTA DE DEPUTADO ESTADUAL “RACHA” SOLIDARIEDADE EM RONDONÓPOLIS

O diretório do Solidariedade(SD) em Rondonópolis enfrenta uma divisão e briga interna que pode prejudicar a legenda nas articulações para as eleições deste ano. “Neste sábado (3) o clima esquentou

Destaques 0 Comentários

Criança sobrevive após ser atingida por caminhão que avançou semáforo vermelho

  Um menino sobreviveu após ser atingido por um caminhão em uma avenida na China. Ele estava em um triciclo empurrado por sua mãe quando o veículo avançou o semáforo

Polícia 0 Comentários

Ordem de facção para executar ex-jogador partiu de dentro de presídio

Quatro pessoas acusadas pelo homicídio de um ex-jogador de futebol tiveram mandados de prisão cumpridos pela Polícia Civil, em inquérito policial da Delegacia Especializada de Homicídio e Proteção a Pessoa