RENOVAÇÃO NO CONGRESSO FOI DE QUASE 50%

RENOVAÇÃO NO CONGRESSO FOI DE QUASE 50%

A renovação do Congresso foi imensa: 47,3% dos deputados são novos. Mas, mesmo tendo perdido um pouco de sua bancada, o Centrão continua o maior bloco parlamentar da Casa. Os membros de PP, PR, PSD, PRB, PTB, PROS, SD e PSC somavam 178 parlamentares, em 2014.

São, hoje, 173. Adicione-se o MBD, compõem um grupo de 244 deputados, conta Lydia Medeiros. Para emendar a Constituição, são precisos 308 votos em dois turnos. O novo presidente precisará negociar com a velha turma.

Mas há sinais claros de mudança. O movimento RenovaBR, que lançou 120 candidatos este ano, recebeu 4,5 milhões de votos e elegeu 16 parlamentares: um senador, 9 deputados federais e 6 estaduais.

A lógica de atuação não é ideológica — há gente de todos os flancos — mas de renovação, uma busca por candidatos que de fato representem um conjunto de ideais e gana para agir. O movimento ofereceu uma bolsa e treino.

 

Redação com Canal do Meio

Sobre o Autor

Talvez você também goste

Polícia 0 Comentários

Cinco pessoas da mesma família são presas em investigações sobre tráfico de drogas

Cinco pessoas da mesma família foram presas pela Polícia Judiciária Civil na manhã desta quarta-feira (13.11), durante ações deflagradas na zona rural dos municípios de Diamantino (208 km de Cuiabá), Nortelândia (253 km de Cuiabá)

Notícias 0 Comentários

MOVIMENTO CONVOCA A VESTIR “VERDE E AMARELO” NESTA QUARTA FEIRA (10) EM APOIO A LAVA JATO

O IDL -Instituto Democracia e Liberdade, com sede em Curitiba(PR) uma entidade civil com o objetivo de promover pesquisa, produção e divulgação de ideais, teorias e conceitos baseados nos valores

Notícias 0 Comentários

Ana Carla surge como pré- candidata a prefeita de Rondonópolis

A sucessão municipal em Rondonópolis ganhou mais um nome de peso. Em reunião realizada na segunda-feira (27) lideranças comunitárias, comerciantes, trabalhadores e representantes de partidos políticos defenderam a candidatura da

0 Comentários

Nenhum comentário ainda!

Você pode ser o primeiro a comente este post!

Deixa uma resposta