REBELIÃO EM PRESÍDIO DE GOIÂNIA DEIXA MORTOS E FERIDOS

REBELIÃO EM PRESÍDIO DE GOIÂNIA DEIXA MORTOS E FERIDOS

As primeiras notícias são de que um dos pavilhões do presídio está em chamas

Detentos do regime semiaberto do Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia fizeram uma rebelião na tarde desta segunda-feira (1/1). São nove mortos, 14 feridos e 34 fugitivos, segundo dados da Superintendência Executiva de Administração Penitenciária (Seap) do Estado.

As informações preliminares da SSPAP são de que os presos da Ala C invadiram a ala B por conta de uma rixa. A unidade foi retomada pelo Grupo de Operações Penitenciárias Especiais (GOPE), com o apoio do Batalhão de Choque da Polícia Militar. A Cavalaria e o Grupo de Radiopatrulha Aérea (Graer) da corporação estão nas proximidades do presídio para dar apoio aos agentes penitenciários caso haja alguma fuga.

Os presos queimaram colchões e após tomar o controle por volta das 16h, a diretoria do presídio realizou a contagem dos presos. Os feridos foram encaminhados para o Hospital de Urgência de Aparecida de Goiânia (Huapa).

Existem, também, relatos de disparos efetuados de dentro de um helicóptero do Graer nas proximidades do presídio, mas ainda sem confirmação da Superintendência Executiva de Administração Penitenciária (Seap).

Por volta das 18h30, os agentes iniciaram a transferência dos presos da Ala C para o núcleo de custódia, afirma o jornal O Popular.

Socorro

O Corpo de Bombeiros enviou cinco unidades ao local para combater o incêndio e também para socorrer os feridos. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) encaminhou três ambulâncias e duas motos ao local. Duas viaturas já retornaram ao complexo com detentos recapturados. A Seap também confirma a fuga de 34 presos da unidade.

Segundo informações preliminares do jornal goiano, alguns fugitivos foram encontrados na Avenida Perimetral, Residencial Village Garavelo 1, em Aparecida de Goiânia. Os moradores da imediações foram orientados a ficar dentro de casa para evitar riscos.

O jornal também teve acesso a um áudio, enviado por um dos detentos a sua esposa no auge da confusão. A mensagem diz: “O povo tá invadindo aqui, nós ‘tá’ em guerra aqui, nós ‘tá’ em guerra. O bagulho tá é doido. A polícia tá invadindo. Os cara ‘tá’ invadindo. Sobe e quebra aí. Eles ‘tá’ invadindo. Quebra o cadeado!”, em seguida são ouvidos diversos ruídos e gritarias. A mulher está preocupada com a situação do marido.

Familiares

O clima é de tensão em frente ao presídio. Familiares dos detentos foram até a prisão para buscar informações. Um agente pediu às famílias que organizassem uma comissão com cinco pessoas para entrar no local com a diretora e obter mais informações, eles aguardam serem chamados.

Memória

A rebelião em Aparecida de Goiânia acontece exatamente um ano depois das chacinas nos presídios de Manaus (AM), Boa Vista (RR) e Natal (RN). 123 homens foram mortos de maneira brutal nas rebeliões que chocaram o país entre 1º e 14 de janeiro de 2017. Até hoje, no entanto, o Estado sequer identificou os restos mortais de alguns envolvidos nas rebeliões.

 

Fonte: Metrópoles

Sobre o Autor

Talvez você também goste

Notícias 0 Comentários

IRREGULARIDADES DO MINHA CASA MINHA VIDA PODEM CHEGAR A R$ 1,4 bi

Relatório de auditoria da CGU, obtido com exclusividade por O Antagonista, aponta irregularidades graves na contratação de 17,4 mil unidades do Minha Casa Minha Vida no apagar das luzes do

Destaques 0 Comentários

LUCIANO HUCK DEFENSOR DA DESCRIMINALIZAÇÃO DAS DROGAS NO BRASIL

Luciano Huck estaria ambicionando cargos políticos, mais especificamente à presidência. Se o desejo do apresentador global pegar, de apresentador a presidente, o projeto de legalização das drogas pode ser uma

Polícia 0 Comentários

Homem invade posto de combustível ‘para não ser morto em ritual de magia negra’

Um homem de 49 anos, identificado pelas iniciais N.B.C., foi preso após invadir um posto de combustíveis durante madrugada desta terça-feira (12) no bairro Jardim Primavera, em Rondonópolis (212 km

0 Comentários

Nenhum comentário ainda!

Você pode ser o primeiro a comente este post!

Deixa uma resposta