PRIMEIRO PASSO É DADO PARA CRIAÇÃO DO PARQUE DA SERIEMA  EM RONDONÓPOLIS

PRIMEIRO PASSO É DADO PARA CRIAÇÃO DO PARQUE DA SERIEMA EM RONDONÓPOLIS

Um sonho para a comunidade de Rondonópolis está cada vez mais perto de se tornar realidade. Durante cerimônia que aconteceu nesta terça-feira dia 19, no Tribunal do Juri da Comarca local, foi assinado pelo prefeito José Carlos do Pátio, o decreto de nº 8.430, que versa sobre a criação do Parque Natural Municipal da Seriema.

A solenidade contou com a participação de membros do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, Juizado Volante Ambiental (JUVAM), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), além de representantes da Câmara Municipal e Prefeitura de Rondonópolis.

Com base nas informações do decreto, a área abrangida pelo parque contemplará uma área de 146 hectares, entre as avenidas Poguba e Otaviano Muniz (beira rio), margeando o rio vermelho.

Uma equipe da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), ficou responsável pelos estudos necessários para que esse primeiro passo fosse dado rumo a criação do Parque da Seriema.

Esse estudo era uma exigência que a administração municipal teve a incumbência de apresentar, a fim de que o parque pudesse então ser criado.

Anteriormente já havia sido cogitado a criação do Parque Natural, pela Prefeitura, na gestão do então prefeito Percival Muniz, contudo, a instalação do projeto não avançou, por esbarrar justamente na ausência desses estudos técnicos. Agora com o estudo viabilizado por professores da UFMT, e a homologação por parte do Poder Judiciário, esse entrave foi sanado, e o projeto segue caminhando para o próximo trabalho, que será a elaboração de um plano de manejo para a área.

Segundo o promotor de Justiço Marcelo Caetano Vacchiano, o processo depende desses estudos para se chegar a legalidade da implantação. “A criação de um parque municipal demanda estudos técnicos, e quando foi criado no passado esses estudos não foram realizados, foi feito apenas a criação de um decreto que foi declarado como ato ilegal pela Justiça. A partir deste ano, nos reunimos com a gestão e definimos os estudos que deveriam ser realizados, conforme a regulamentação da União”, explicou o promotor.

O prefeito Zé do Pátio se mostrou muito contente com a harmonia dos poderes para que se chegasse até o presente resultado. “Hoje assinamos o decreto do Parque da Seriema, que será o maior parque da região Centro-Oeste com 146 hectares, com estudos da UFMT, que delimitam os lugares que podem ou não construir, é um estudo técnico onde a Prefeitura poderá iniciar o projeto das estruturas do parque”, Disse o prefeito.

 

Por Wender Dias, com informações da Assessoria.

Compartilhe:

Sobre o Autor

Talvez você também goste

Notícias 0 Comentários

SUSPEITA DE ATENTADO CONTRA MINISTRO DO STF GANHA FORÇA NAS REDES SOCIAIS

Publicações no Facebook de Francisco Zavascki em maio de 2016, podem indicar suspeita de atentado contra Ministro STF Após a confirmação da morte do ministro do supremo Relator da Lava

Notícias 0 Comentários

DEPUTADOS FEDERAIS QUEREM ACABAR COM A LAVA JATO

Uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) quer acabar com a operação lava jato, o autor da insana proposta só poderia ser um esquerdista de berço deputado Paulo Pimenta (PT-RS) ele

Notícias 0 Comentários

MARRETA URGENTE AGRADECE A CÂMARA DE RONDONÓPOLIS PELA MOÇÃO DE APLAUSOS

Na sessão ordinária da quarta feira (26), o vereador Dr. Orestes Miráglia (SD), entregou a Marcelo Duarte- diretor do Site “Marreta Urgente Comunicações”, uma “Moção de Aplauso” em comemoração ao