PRIMEIRO PASSO É DADO PARA CRIAÇÃO DO PARQUE DA SERIEMA  EM RONDONÓPOLIS

PRIMEIRO PASSO É DADO PARA CRIAÇÃO DO PARQUE DA SERIEMA EM RONDONÓPOLIS

Um sonho para a comunidade de Rondonópolis está cada vez mais perto de se tornar realidade. Durante cerimônia que aconteceu nesta terça-feira dia 19, no Tribunal do Juri da Comarca local, foi assinado pelo prefeito José Carlos do Pátio, o decreto de nº 8.430, que versa sobre a criação do Parque Natural Municipal da Seriema.

A solenidade contou com a participação de membros do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, Juizado Volante Ambiental (JUVAM), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), além de representantes da Câmara Municipal e Prefeitura de Rondonópolis.

Com base nas informações do decreto, a área abrangida pelo parque contemplará uma área de 146 hectares, entre as avenidas Poguba e Otaviano Muniz (beira rio), margeando o rio vermelho.

Uma equipe da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), ficou responsável pelos estudos necessários para que esse primeiro passo fosse dado rumo a criação do Parque da Seriema.

Esse estudo era uma exigência que a administração municipal teve a incumbência de apresentar, a fim de que o parque pudesse então ser criado.

Anteriormente já havia sido cogitado a criação do Parque Natural, pela Prefeitura, na gestão do então prefeito Percival Muniz, contudo, a instalação do projeto não avançou, por esbarrar justamente na ausência desses estudos técnicos. Agora com o estudo viabilizado por professores da UFMT, e a homologação por parte do Poder Judiciário, esse entrave foi sanado, e o projeto segue caminhando para o próximo trabalho, que será a elaboração de um plano de manejo para a área.

Segundo o promotor de Justiço Marcelo Caetano Vacchiano, o processo depende desses estudos para se chegar a legalidade da implantação. “A criação de um parque municipal demanda estudos técnicos, e quando foi criado no passado esses estudos não foram realizados, foi feito apenas a criação de um decreto que foi declarado como ato ilegal pela Justiça. A partir deste ano, nos reunimos com a gestão e definimos os estudos que deveriam ser realizados, conforme a regulamentação da União”, explicou o promotor.

O prefeito Zé do Pátio se mostrou muito contente com a harmonia dos poderes para que se chegasse até o presente resultado. “Hoje assinamos o decreto do Parque da Seriema, que será o maior parque da região Centro-Oeste com 146 hectares, com estudos da UFMT, que delimitam os lugares que podem ou não construir, é um estudo técnico onde a Prefeitura poderá iniciar o projeto das estruturas do parque”, Disse o prefeito.

 

Por Wender Dias, com informações da Assessoria.

Compartilhe:

Sobre o Autor

Talvez você também goste

Destaques 0 Comentários

HISTÓRIA DIFÍCIL DE ENGOLIR: A INVESTIGAÇÃO DO CASO MARIELLE

De acordo com o Ministério Público, a causa mais provável para o assassinato da vereadora Marielle Franco foi sua atuação política em defesa de causas voltadas para as minorias. Os

Política 0 Comentários

JANAÍNA RIVA E SUAS “DESCULPAS”

A deputada estadual Janaína Riva (PMDB) divulgou um vídeo onde faz um pedido de desculpas por conta de um áudio vazado nas redes sociais. A atitude de reconhecer que errou

Política 0 Comentários

CÂMARA REJEITA PEDIDO DE EXTINÇÃO DE MANDATO DO VEREADOR JUARY MIRANDA

O Presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Rondonópolis, Vereador Rodrigo Zaeli (PSDB), convocou uma entrevista coletiva nesta segunda feira (20) para anunciar o parecer da casa de leis