Primeira santa brasileira: veja o caminho percorrido por Irmã Dulce até chegar à canonização

Primeira santa brasileira: veja o caminho percorrido por Irmã Dulce até chegar à canonização

Freira, que dedicou a vida a angariar recursos para tratar de doentes pobres, é conhecida como milagreira no Nordeste

A primeira santa mulher dos nossos tempos. Tempos em que a mulher vai conquistando seu espaço na sociedade. Ter uma mulher brasileira como santa é uma grande alegria. Ela é um exemplo de amor, nos ensina a amar, a servir, a acolher o pobre. Ela construiu um grande império de amor. O maior milagre de Irmã Dulce são suas obras sociais, onde o milagre da providência acontece todos os dias — afirma o frei Giovanni Messias, reitor do santuário.

O caminho até a canonização

Junho de 1999

  • A Arquidiocese de Salvador publica edital solicitando aos fiéis que comuniquem todas as notícias das quais se possam colher elementos favoráveis ou contrários à fama de santidade de Irmã Dulce.

Janeiro de 2000

  • Abertura do processo canônico sobre a vida, as virtudes e a fama de santidade de Irmã Dulce, na Catedral Basílica de Salvador.

Junho de 2003

  • O Vaticano reconhece juridicamente a validade de um possível milagre ocorrido por intercessão dela.

Abril de 2009

  • O Papa Bento XVI concede o título de venerável à freira baiana.

Dezembro de 2010

  • Bento XVI autoriza, no dia 10, a promulgação do decreto do milagre que transforma a Venerável Dulce em Beata ou Bem-Aventurada. No dia seguinte, inicia-se a fase de canonização — qualquer graça ocorrida a partir desta data poderia vir a ser analisada pelo Vaticano como o potencial milagre que levaria à santificação. 

Maio de 2019

  • O Papa Francisco promulga o decreto que reconhece o segundo milagre.

Julho de 2019

  • Francisco anuncia que Irmã Dulce será canonizada em 13 de outubro. Oficialmente, ela passará a ser chamada de Santa Dulce dos Pobres e terá como data litúrgica o dia 13 de agosto.

Fonte: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

Compartilhe:

Sobre o Autor

Talvez você também goste

Destaques 0 Comentários

A PROGRAMAÇÃO DA POSSE DE BOLSONARO

A posse presidencial também tem movimentado o Aeroporto de Brasília. Para este mês, a previsão da Inframérica, responsável pela administração do aeroporto, é de 118 voos extras. A movimentação aérea

Notícias 0 Comentários

AGENTES DO MOSSAD ALERTAM SOBRE BOLSONARO SER ALVO DE ATENTADO

No entorno mais próximo de Jair Bolsonaro circula uma história rocambolesca, mas que é levada a sério por ali: agentes do Mossad, o serviço de inteligência de Israel, estiveram recentemente

Notícias 0 Comentários

REDES SOCIAIS CONVOCAM MANIFESTAÇÃO “CONTRA BLITZ EM RONDONÓPOLIS

A realização de uma operação de trânsito na cidade de Rondonópolis, para arrecadar impostos por parte do governo de estado de MT  e que disponibilizou aparato policial digno de filmes