Primavera do Leste caminha para se consolidar como polo de manutenção aeronáutico

Primavera do Leste caminha para se consolidar como polo de manutenção aeronáutico

A novidade vai mudar o perfil econômico e gerar empregos bem remunerados

“Apostar em tecnologia é uma boa aposta”. Essa é a idéia do professor Dr. James (Rojas) Waterhause, da EESC-USP – Departamento de Engenharia Aeronáutica, de São Carlos-SP, que colocou seus conhecimentos, experiência e credibilidade à disposição do projeto de instalação do polo de manutenção aeronáutico liderado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

Pela sua análise, não está difícil, basta transformar e adequar o que está incipiente para conseguir a homologação do aeroporto, ponto de partida para instalação do projeto, “precisa melhorar o que já existe, porque esse projeto, assim que consolidado, vai contribuir positivamente com os índices sociais e econômicos do município”.

Segundo o professor, com um bom planejamento e sistematização é possível agregar valor a economia do município com polo de serviços que vai atender aeronaves agrícolas e executivas de pequeno e médio porte, além de gerar empregos bem remunerados, com salários acima da média e oferecer serviços de qualidade – “serviços eficientes vão atrair clientes de todo o Brasil, porque São Paulo sempre foi a referência desses serviços, mas a demanda é crescente e, se faz necessário expandir para outras regiões”.

Um detalhe importante, segundo o professor, é que esse projeto é da cidade, não tem dono, apartidário e pela sua grandiosidade se faz necessário ter um gestor, uma fundação para geri-lo, para “que façamos algo robusto para que todos ganhem com a homologação do aeroporto para fomentar a economia da região”.

Para João Francisco Mascaro, formado em administração de empresas, em São Carlos, SP, que faz parte da equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, é importante salientar que há uma demanda muito grande desses serviços em São Paulo, São Carlos, Sorocaba, São José dos Campos, Jundiaí, que preferem aviões grandes, “por isso a necessidade de descentralização, de criar outros polos pelo país – Maringá, Florianópolis, Lages, Porto Alegre, Minas, Goiás e no nordeste para atender aviões de pequeno porte”.

Para que esse projeto se torne realidade, várias ações estão sendo trabalhadas, por exemplo, o IFMT- campus de Primavera – em parceria com o IFSP- Instituto Federal de São Paulo, campus de São Carlos, que tem tradição nessa área, vão disponibilizar o curso de Técnico de Manutenção de Aeronaves, de um ano e meio e, no futuro, tecnólogo ou superior para formar profissionais e habilitá-los para manutenção de aeronaves. Com cinco oficinas credenciadas pela ANAC hoje é possível atender 250 aeronaves/ano; em três anos esperamos poder elevar esse número para 500 e em cinco anos ser possível atender 1000 aeronaves.

Para o prefeito Léo Bortolin, essa homologação vai oxigenar a economia, dar mais visibilidade para o município que tem se firmado como polo em áreas essenciais como saúde, educação e cultura e no momento caminha para “ser o polo de manutenção aeronáutico e, Primavera será conhecida nesse segmento importante para a economia do país”. 

Assessoria

Sobre o Autor

Talvez você também goste

Notícias

DEPUTADA FEDERAL AFIRMA QUE MARCOS VALÉRIO TEM PROVAS QUE LULA MANDOU MATAR CELSO DANIEL

Mara Gabrilli, Entrevistada Pela Veja, Disse Que Marcos Valério Tem Provas Que Incriminam O Comandante Máximo Da Orcrim. “Quando fui ao presídio, essa foi a primeira pergunta que o Marcos

Brasil

AUTOR DO ATENTADO CONTRA BOLSONARO FOI FILIADO AO PSOL POR 7 ANOS

Adelio Bispo de Oliveira, autor do atentado com faca ao candidato à presidência Jair Bolsonaro(PSL) que foi preso imediatamente após o fato, Oliveira foi filiado à legenda do PSOL por

Mato Grosso

Thiago Silva é o Cara: Emenda de mais de R$ 1 milhão para Unemat em Rondonópolis

O presidente da comissão de educação da Assembleia Legislativa, Thiago Silva, está destinando sua primeira emenda como parlamentar, o valor de R$ 1,1 milhões (1 milhão e cem mil reais)