PREPARATIVOS PARA A SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA EM RONDONÓPOLIS

PREPARATIVOS PARA A SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA EM RONDONÓPOLIS

Luzia Nascimento, presidente da Unegro Pantanal Rondonópolis

Pelo segundo ano consecutivo, será realizada em Rondonópolis a Semana da Consciência Negra. Neste ano, a programação será de 20 (Dia Nacional da Consciência Negra) a 26 de novembro e constará de diversas atividades com foco na discussão e fortalecimento da luta pela igualdade racial. A organização e realização do evento é da Unegro Pantanal Rondonópolis, que é o Instituto de Negras e Negros pela Igualdade Racial.

De acordo com a presidente da Unegro, Luzia Rodrigues do Nascimento, a meta principal da semana e da entidade é a valorização da história e da cultura afro-brasileira e do combate ao racismo em toda e qualquer de suas manifestações, seja ela pessoal ou institucional. “Em 2017, a programação da semana vai contemplar atividades nas áreas de educação, literatura, história, música, dança, beleza e artesanato”, comenta Luzia.

Sobre a Unegro

A Unegro Pantanal Rondonópolis é uma organização social criada com o objetivo de resgatar e garantir a construção de oportunidades iguais, primando pelo conhecimento, garantindo os direitos e a valorização da história, da cultura e da identidade dos negros e negras para sua integração de fato na sociedade. “Infelizmente, a maioria absoluta do povo negro continua segregada numa conjuntura de exclusão social, ocupando os piores indicadores nas escalas da dignidade humana”, assinala a presidente da Unegro.

O movimento surgiu também para ampliar o debate da necessidade sobre o acesso dos/as negras nas universidades, com a implementação de políticas afirmativas, como as cotas, por exemplo. A defesa e a implementação, na prática, do Estatuto da Igualdade Racial é outra luta do movimento, bem como a introdução do 20 de novembro – dia da morte do líder negro Zumbi dos Palmares – no calendário escolar.

Sobre o Autor

Talvez você também goste

Notícias 0 Comentários

PATRIMÔNIO DE DEPUTADO ESTADUAL CRESCEU QUASE 300% ENTRE ELEIÇÕES.

É comum relatos de que a carreira política atrapalha os negócios e investimentos dos empresários que entram para a vida pública. No entanto a relação de bens de alguns políticos

STF DETERMINA: PRESO PERIGOSO DEVE FICAR EM PRESÍDIO DE SEGURANÇA MÁXIMA

Os ministros da 1ª Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) confirmaram, por maioria, nesta 6ª feira (1º.mar.2019), que presos perigosos devem ser mantidos em presídios federais, no regime disciplinar diferenciado.

Destaques 0 Comentários

EMPRESÁRIO PAGA DO PRÓPRIO BOLSO SERVIÇO QUE É OBRIGAÇÃO DA PREFEITURA DE RONDONÓPOLIS

O empresário Francisco Júnior proprietário do supermercado D’Casa localizado na Alameda das Rosas, em frente ao Condomínio Terra Nova. Cansado de esperar uma solução, ele resolveu alugar uma máquina e

0 Comentários

Nenhum comentário ainda!

Você pode ser o primeiro a comente este post!

Deixa uma resposta