Prefeitura de Primavera do Leste inaugura Arquivo Municipal
No local, também vai funcionar os serviços da Junta Militar, JARI e CMTU
Foi inaugurado na tarde desta sexta-feira (15) o prédio que abriga o Arquivo Municipal. Conforme a Constituição Federal, a Lei de Arquivos nº 8.159 e Lei de Acesso a Informação, a gestão documental é condição necessária ao acesso à informação, além de ser responsabilidade dos estados, municípios e Distrito Federal regulamentar o acesso aos documentos público. O Arquivo Central reúne um acervo de documentos de valor administrativo, legal, jurídico, pessoal, cultural e histórico da Prefeitura de Primavera do Leste. O prédio está localizado na Rua do Comércio, 2333, e possui um espaço de 1.798 m² em uma área de 4.500 m².
No local, também funcionará o departamento da Junta Militar, a Junta Administrativa de Recursos de Infração (JARI) e a Coordenadoria de Trânsito e Transportes Urbanos (CMTU), o que diminui contratos de locação e o espaço ainda servirá para guardar os veículos e matérias apreendidos pela CMTU e fiscalização municipal, já que a administração pública ainda não possuía um local para armazenamento.
Conforme o secretário de Fazenda Pedro Honorato, o principal motivo da mudança de local para as coordenadorias foi a falta de espaço físico. “Com o crescimento populacional, as demandas de serviços e números de servidores aumentaram. E foi nesse cenário de procurar melhorias que atendessem os setores em proporcionar qualidade, agilidade, segurança, conforto necessário para os servidores e a população, que foi necessário um local maior e com estrutura adequada para abrigar esses serviços”, disse.
A secretária de Administração Wânia Macedo, explicou que assim como as coordenarias enfrentavam o problema do espaço físico, ela também tinha um desafio de efetivar a gestão dos documentos por meio da criação de uma estrutura organizacional do Arquivo Municipal. “Não temos aqui um arquivo morto, mas sim um acervo que busca guardar e retratar a história de Primavera do Leste desde a emancipação política. É um equipamento público e estratégico para o apoio à tomada de decisões, transparência, eficiências administrativas, bem como um serviço de informação que provê os cidadãos de instrumentos e meios para a defesa de garantir direitos individuais e coletivos”, mencionou.
Para o prefeito Leonardo Bortolin, o Arquivo Municipal é um exemplo para muitos municípios. “Com esse novo espaço, temos as devidas condições de acondicionamento para este material rico de memórias importantes de Primavera do Leste. Aqui vamos guardar nossa história atual e levar para as futuras gerações”, comentou. Ele ainda salientou que em breve começará um trabalho de digitalização de toda documentação: “e logo todo esse acervo estará disponível de maneira virtual e todos poderão ter acesso em cliques”.
Assessoria
Talvez você também goste
Eleições 2020: Total de candidaturas bate recorde neste ano, com mais de 542 mil inscritos
O número de candidatos inscritos nas eleições municipais deste ano bateu recorde, com 542.352 pedidos de registros, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No entanto, esse quantitativo deve sofrer alguma
FESTIVAL BRASEIRO:Red Fox, Denner e Douglas e Allan House e Mississipi Jr são atrações principais em Cuiabá
Sertanejo universitário, country americano e rock n roll são os principais ritmos que vão animar o público da edição 2020 do Festival Braseiro em Cuiabá, no dia 18 de abril.
MINISTRO GILMAR MENDES ENFRENTA PROTESTOS DE PASSAGEIROS EM VÔO
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi alvo de protestos por passageiros durante um voo. No vídeo, que circula na internet e em grupos de WhatSapp, um