Poconé recebe identidade turística no Dia do Homem Pantaneiro

Poconé recebe identidade turística no Dia do Homem Pantaneiro

Na data em que se comemora o Dia do Homem Pantaneiro, 14/11, o município de Poconé recebe do Sebrae a marca turística do destino, que encerra características da cultura local, da fauna, da flora e da geografia. A marca é uma das entregas previstas no Projeto Investe Turismo, desenvolvido em parceria com o governo de Mato Grosso, Ministério do Turismo e Embratur, cujo foco é promover o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos turísticos locais.

A entrega será feita numa cerimônia solene, às 18 horas, na Praça da Matriz e fez parte da programação da Semana do Homem Pantaneiro, de 11 a 17/11, com diversas atividades, tais como abertura de rotas para turismo rural, noite cultural, feira de livros, cinema e muito mais. O evento é organizado pela prefeitura municipal através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura.

Poconé faz parte da Rota Pantanal Norte-Chapada dos Guimarães, que inclui ainda Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Nobres e Cáceres. Todos eles vêm recebendo uma série de trabalhos para transformar todo o potencial turístico em produtos, visando incrementar a economia e o desenvolvimento do município e região.

Fundado em 1781, Poconé é um município pantaneiro de características culturais muito próprias, localizado a 104 km de Cuiabá, na porta de entrada da Transpantaneira (MT-060), rodovia de 147 km de extensão, com 119 pontes, que corta parte do Pantanal e liga Poconé à localidade de Porto Jofre, nas margens do Rio Cuiabá, divisa de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Com 238 de fundação, o município tem muita história e guarda uma rica cultura, muito bem preservada por seus 32 241 habitantes (estimativa IBGE/2017).

A gestora do projeto Investe Turismo no Sebrae MT, Marisbeth Gonçalves, explica que a marca é fruto de um trabalho participativo, ouvindo representantes do trade sobre os valores de Poconé, o que queriam transmitir. “Foi feita uma construção de uma marca que realmente trouxesse as características do destino, da cultura, dos principais atrativos, fauna, flora e aspectos geográficos. Vamos fazer também uma entrega preliminar do Mapa do Turismo do município com direcionamentos para se trabalhar no destino”.

O vereador licenciado Walney de Souza Rosa, atual Secretário de Turismo e Cultura, destaca a importância desse trabalho por criar uma identidade para ser partilhada entre o poder público e o terceiro setor ligado ao segmento de turismo no município. “Isso vai possibilitar uma maior divulgação do turismo local, reforçando tudo que temos no município, inclusive os atrativos na área urbana”.

O logotipo traz em seus elementos gráficos ícones que mostram a fauna, representada pela onça; a flora em uma forma inspirada no aguapé e árvores locais; a água, elemento essencial e que rege a vida do pantaneiro e do Pantanal; a cultura representada pela máscara da Dança dos Mascarados. A tipografia tem linhas simples e com uma pegada de descontração, em sintonia com o espírito hospitaleiro e cordial do povo poconeano. Tem ainda o acento do nome Poconé que remete ao vôo de uma ave.

As cores empregadas representam uma mistura de sensações: o amarelo do sol e do calor, o verde da vegetação, o azul ds águas, o vermelho da energia da cultura local e o marrom da terra e da aventura.

A marca será aplicada em folders e folheteria em geral, camisetas e souvenirs diversos.

Assessoria

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