PL estabelece que personalidade civil começa na concepção embrionária

PL estabelece que personalidade civil começa na concepção embrionária

Proposta que tramita na Câmara dos Deputados altera o Código Civil para estabelecer que a personalidade civil do indivíduo começa na concepção do embrião vivo – a partir da fecundação do óvulo.

Trata-se do PL 10.774/18, que pretende equiparar o embrião vivo ao ser humano já nascido, conferindo a ele todos os direitos previstos no ordenamento jurídico brasileiro. Segundo a proposta, o período embrionário termina na oitava semana após a fecundação, quando o embrião passa a ser denominado feto.

Atualmente, o Código Civil prevê que a personalidade civil começa a partir do nascimento com vida – sendo resguardados, desde a concepção, os direitos do feto.

O autor do PL 10.774/18, deputado Federal Marcos Reategui, afirma que a vida humana se inicia com o embrião vivo e, segundo ele, permitir o aborto e institucionalizar a interrupção consciente da vida do embrião vivo significa grave violação aos Direitos Humanos.

“Não tenho dúvida de que o embrião vivo e também o feto são titulares de direito e possuem dignidade, que é constitucionalmente protegida”, disse, salientando que a dignidade da pessoa humana é um dos princípios fundamentais da CF/88.

Segundo Reategui, uma pesquisa aponta que 59% da população é contrária à descriminalização do aborto. “Temos que eliminar de uma vez por todas as discussões jurídicas sobre o início da vida, e a vida em perspectiva se inicia com a concepção do embrião vivo”, afirma o deputado.

Redação com Migalhas

Sobre o Autor

Talvez você também goste

Destaques 0 Comentários

CIRO GOMES TENTA REVERTER A IMAGEM DE MACHISTA

Na campanha Ciro Gomes, um sinal de alerta: nas pesquisas, ele vai mal entre mulheres, por conta da fama de machista criada a partir de um comentário feito quando disputava

Destaques 0 Comentários

QUEDA DE AVIÃO MATA DUAS PESSOAS EM PRIMAVERA DO LESTE MT

Uma aeronave de pequeno porte caiu, neste sábado (28), em Primavera do Leste( 240 km de Cuiabá) próximo ao Posto Alto Locatelli. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros,

Destaques

Covid-19: Durante coletiva, Prefeito de Rondonópolis ataca Mendes

Por: Guilherme Silveira Depois da informação cair por terra de que Rondonópolis não possui credenciamento de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) junto ao Ministério da Saúde, na manhã desta quarta-feira

0 Comentários

Nenhum comentário ainda!

Você pode ser o primeiro a comente este post!

Deixa uma resposta