Parque de Exposições moderniza sua infraestrutura

Parque de Exposições moderniza sua infraestrutura

4c2fb8a4-cea0-401f-a015-19786b9b0335

OBRAS-ARENA | A Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial do Sul de Mato Grosso, Exposul de Rondonópolis, já consolidada como a maior do Estado e uma das maiores e mais importantes do Brasil, é um evento que vai além do setor comercial, trabalhando a difusão de tecnologias, experiências e conceitos que contribuem para a formação de produtores. Tornou-se uma vitrine para visitantes e investidores visualizarem o potencial de Rondonópolis, que vem se firmando, cada vez mais como grande oportunidade de investimento, atraindo empresários de várias regiões do país que apostam no desenvolvimento local e regional e que movimenta vários setores da economia.

Com um movimento em torno de R$ 100 milhões em volume de negócios, gerados através da participação de cerca de 120 expositores, inclusive multinacionais, a Exposul já se tornou, também, o evento comercial mais aguardado do ano. Aproximadamente 150 mil pessoas visitam o Parque Wilmar Peres de Farias, durante a exposição, consagrando a feira como o maior evento da cidade.

OBRAS
Porém, não é tarefa fácil realizar um evento de tamanha magnitude. Para tanto, são necessários vários investimentos ano a ano. Exemplo disso é o Parque de Exposições, que já recebeu diversas melhorias, principalmente voltadas à questão da segurança do público. Uma das mudanças foi a retirada do Pavilhão de equinos, que ficava ao lado da Praça de Alimentação. As baias foram demolidas e, no ano passado, foi transformado no Pavilhão Multi eventos, que compreende 480 m2 de área construída, local que sedia a Vitrine Agropec, este ano em sua 2ª Edição.

Outra obra de peso se relaciona à Arena de Rodeios e Shows. A entrada do recinto foi totalmente reformulada, atendendo normas técnicas de segurança e prevenção a combate de incêndio e pânico, preconizadas pelo Corpo de Bombeiros, o que garantirá o acesso dos visitantes de forma tranquila, e, na eventualidade de uma emergência, uma evasão com total segurança.

Projeto
Elaborado pelo engenheiro mecânico e de segurança, Jossimar Zílio e aprovado pela equipe técnica do Corpo de Bombeiros, o projeto contempla; adequações das entradas e saídas que compreendem dois túneis de emergência no ponto médio das arquibancadas, divididas em duas partes, e, outras quatro saídas na parte da frente e aos fundos da Arena. O acesso às arquibancadas através da arena também foi readequado com quatro escadarias de cada lado. A instalação de barras de segurança, guarda-corpos e corrimões em toda a arquibancada, além da sinalização vertical e horizontal trouxeram maior segurança às rampas de acesso e saída, que ficaram mais largas e menos íngremes.

Execução
OBRAS2A responsabilidade pela execução do projeto ficou a cargo dos engenheiros civis, Elias Mansur Neto e do diretor do Sindicato, Antônio Stratis, os quais garantem que, a obra, já em fase de finalização, atende todos os requisitos e normas de segurança, previstos em lei, dentro da principal exigência da direto-ria do Sindicato Rural, que é priorizar um ambiente tranquilo e seguro para receber o grande público.

No entanto, os técnicos alertam para que, as pessoas estejam atentas às orientações que serão passadas durante a festa no sentido de utilizar de forma cor-reta todas as adequações implantadas. “A segurança depende de cada um de nós, desde a elaboração e aprovação do projeto, sua execução e também do comportamento dos que irão usufruir da obra. É um local de grande aglomeração de público, assim todo cuidado é pouco”, finalizou Elias Mansur. A obra da arena já foi submetida a duas inspeções prévias por parte do Corpo de Bombeiros, que nos próximos dias fará a inspeção final.

Num momento em que tantos falam em crise, a diretoria do Sindicato Rural de Rondonópolis, órgão responsável pela realização da Exposul, prefere acreditar no diferencial que é a agricultura. O presidente Francisco Olavo Pugliese de Castro, o Chico da Paulicéia, defende que, o agronegócio é o que mantém o país de pé e que fará com que o Brasil volte a ocupar um lugar no ranking dos dez países mais ricos do mundo.

Assessoria de imprensa | Sindicato Rural

Compartilhe:

Sobre o Autor

Talvez você também goste

Destaques 0 Comentários

“CONVOCADOS” DO CONCURSO DA PREFEITURA VÃO RECORRER SOBRE LIMINAR

Convocados questionam impasse entre gestões, buscam resposta sobre nomeação e alternativas para o Imbróglio jurídico. Os convocados do concurso da Prefeitura pretendem utilizar todas as esferas jurídicas disponíveis para cassar a

Polícia 0 Comentários

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: CRIANÇAS SÃO ALICIADAS EM SHOPPING DE VG E SUSPEITO É PRESO

Um homem de 27 anos foi preso pela Polícia Militar no shopping de Várzea Grande, no bairro Jardim Aeroporto, acusado de ter aliciado por meio de redes sociais duas pré-adolescentes

RONDONÓPOLIS 0 Comentários

Rondonópolis – CIDADE LIMPA

O bairro Maria Vetorasso recebe nos dias 08, 09 e 10 de agosto o Mutirão de Limpeza. Organizado pela Prefeitura de Rondonópolis, o mutirão faz parte das ações do Projeto