Pantanal|Governo federal declara emergência, fogo é o pior em décadas

Pantanal|Governo federal declara emergência, fogo é o pior em décadas

Uma mancha de cinza e lama escura se estende pela vasta área de incidência de onças-pintadas do Pantanal em Mato Grosso. Não faltam bandos de bichos tentando escapar do incêndio e encontrar água e comida.

O fogo que destrói desde meados de julho o bioma mais úmido do planeta engoliu até agora 64,8% dos 108 mil hectares do Parque Estadual Encontro das Águas, nos municípios de Poconé e Barão de Melgaço. O governo federal reconheceu a situação de emergência no Estado do Mato Grosso em decorrência dos incêndios florestais que assolam a região.

Documentos e celulares de fazendeiros foram apreendidos pela Operação Matáá, da Polícia Federal, deflagrada ontem. Os investigadores veem indícios de queimadas deliberadas para criação de área de pasto onde antes era mata nativa.

É a maior série de queimadas na região nas últimas duas décadas, informa o Inpe. As labaredas engoliram 2 milhões de hectares, uma área equivalente a dez vezes os territórios dos municípios de São Paulo e Rio juntos, destaca o Ibama.

Redação com Meio

Talvez você também goste

Destaques 0 Comentários

MORRE O HUMORISTA AGILDO RIBEIRO

O humorista Agildo Ribeiro morreu por causa de problemas cardíacos na manhã deste sábado (28) no Rio de Janeiro. O ator tinha completado 86 anos na quinta-feira e faleceu em

Mato Grosso

Igreja pode “ressuscitar” história de Esdras Fernandes na política de Nova Xavantina

Um grupo de lideres evangélico das Assembleias de Deus (Ministério de Madureira) fanático por politica ligados ao conceituado Pastor Divino Elias, atual comandante das Assembleias de Deus no município de

Notícias 0 Comentários

DEPUTADO NININHO SERÁ INVESTIGADO PELA CGE SOBRE CONCESSÃO DA MT-130

A Controladoria Geral do Estado (CGE) apura possíveis fraudes realizadas pela concessionária Morro da Mesa, responsável por um trecho de 122 quilômetros da MT-130, entre Primavera do Leste e Rondonópolis.