Pais abusivos, como encarar este problema

Pais abusivos, como encarar este problema

Não deveria ser normal que pais desejem o mal de seus filhos, ou que os pressione a algo que não queiram fazer, ou ainda queiram ter domínio total sobre sua vida e escolhas, só porque te colocaram no mundo. Mas, infelizmente, há muitos pais tóxicos, como retratado na telenovela da Rede Globo, Malhação, em que a mãe Ivete, interpretada pela atriz Biah Ramos, pressiona a filha Nanda, interpretada pela atriz Gabriella Mustafa, a ser famosa a todo custo.

Biah Ramos conta um pouco de sua personagem e fala sobre esse tipo de relacionamento. Para ela é maravilhoso estar na pele desta mãe, que arranca risos e faz o telespectador ter raiva. Porém, o mais importante é fazer com que os apaixonados pela trama reflitam sobre o relacionamento pai e filho, que para ela, precisa ser saudável. “Respeito muito os meus pais e me alegro por tê-los em minha vida. Sempre me apoiaram em tudo. Mães como Ivete precisam aprender a respeitar o tempo de seus filhos e suas escolhas, sem pressionar. A pressão é prejudicial na vida de qualquer pessoa, seja adolescente ou adulto”, diz a atriz.

A neuropsicóloga Tammy Marchiori explica que existem vários tipos de relacionamentos abusivos entre pais e filhos e os pais quererem alcançar objetivos por meio dos filhos é apenas um deles, talvez o mais comum. No entanto também destaca o transtorno de personalidade narcisista e a alienação parental. “Os pais que agem dessa forma precisam de acompanhamento profissional para que possam identificar esses problemas e aprenderem a amadurecer a relação com seus filhos. Assim como os filhos também precisam ter muito jogo de cintura e bom senso para saberem lidar com seus pais com respeito, mas sem deixar para trás seus desejos”, ressalta a profissional.

Biah Ramos torce para que a dupla tenha um bom final no folhetim. “A amiga dela venceu a competição e as duas ficam inconformadas. Mas desejo que elas se entendam”, ri a atriz.

Assessoria

Sobre o Autor

Talvez você também goste

Brasil

Evento de lançamento da grife de Erika Schneider reúne bailarinas do Faustão em São Paulo

Erika Schneider realizou neste dia (24) a inauguração da sua grife, La Guappa, no luxuoso rooftop da Tetto, zona sul da capital paulista. O evento contou com a presença das bailarinas

Mundo

FUTURO EMBAIXADOR NOS EUA, EDUARDO BOLSONARO É RECEBIDO POR TRUMP

O presidente americano Donald Trump recebeu, fora da agenda e de improviso, o deputado Eduardo Bolsonaro e o chanceler Ernesto Araújo. O encontro foi costurado para comprovar acesso à Casa

Destaques

KALHIL E LEILA MALOUF TERÃO QUE PAGAR SALÁRIO MÍNIMO MENSAL A FAMÍLIA DE CATADOR DE MINHOCAS ASSASSINADO EM SUA FAZENDA.

No início de março: Isaias Galdino de Jesus, 38 anos, foi morto a tiros pelo capataz da Fazenda Maluf, localizada às margens da Rodovia dos Imigrantes, na tarde do dia