MC DONALD’S PERDE EXCLUSIVIDADE DA ESCRITA BIG MAC

MC DONALD’S PERDE EXCLUSIVIDADE DA ESCRITA BIG MAC

Em decisão histórica do Instituto de Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO, da sigla em inglês), a cadeia de fast food McDonald’s perdeu o direito de utilizar a marca “Big Mac” no continente europeu para a rede irlandesa de restaurantes Supermac.

De acordo com o processo, que revoga o registro de 1996 da gigante norte-americana de alimentos, o McDonald’s falhou ao provar uso genuíno da expressão “Big Mac” em seus hambúrgueres e restaurantes nos cinco anos de audiências do caso (anteriores a 2017).

A maior rede de fast food do mundo argumentou que a similaridade entre os nomes Big Mac e Supermac confundiria os consumidores. Além disso, a empresa apresentou cópias impressas de sites europeus, assim como pôsteres, embalagens e depoimentos de representantes, para atestar as vendas do sanduíche na Europa. De acordo com a agência Reuters, a EUIPO disse que o McDonald’s precisava de mais evidências, e que os sites e materiais promocionais não forneceram provas suficientes.
Para a Supermac, baseada no condado de Galway, na Irlanda, a decisão abre as portas para o registro da marca na Europa e a expansão de seus negócios pelo Reino Unido e pelo continente.

O processo foi apresentado pela mídia britânica como uma vitória para as pequenas empresas em geral e uma maneira de impedir que organizações maiores dominem as marcas registradas, impedindo que as gigantes acumulem termos inutilizados por elas mesmas.
“Não significa que não vamos lutar só porque o McDonald’s tem bolsos avantajados e nós somos relativamente pequenos”, disse Pat McDonagh, diretor da Supermac, em entrevista à “BBC”. “Este é o fim do bullying do McDonald’s.”

Fonte: FORBES

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