Lançada a Campanha de doação do Imposto de Renda para Fundo da Infância e Adolescência (FIA)

Lançada a Campanha de doação do Imposto de Renda para Fundo da Infância e Adolescência (FIA)

Foi lançada na noite desta quarta-feira (11), nas dependências da faculdade Uniasselvi, a Campanha de Doação e Destinação de parte do Imposto de Renda para o Fundo da Infância e Adolescência (FIA).

O objetivo é sensibilizar as pessoas (contribuintes) a destinarem parte de suas contribuições ao Fundo da Infância e Adolescência, para que o mesmo possa fazer frente às suas demandas atendendo a instituições que desenvolvem projetos e ações de proteção e fomento aos direitos das crianças e adolescentes no município.

RECEITA FEDERAL

O Auditor da Receita Federal em Mato Grosso, Renato Moreira Pinheiro, principal palestrante da noite, explicou aos presentes a importância desta destinação de parte do imposto devido a receita ao “Fundo da Infância e Adolescência” ou qualquer outro fundo devidamente constituído, e, a facilidade que é fazer essa destinação, que na verdade, significa uma opção pessoal na destinação do seu imposto que pode ir direto para a Receita Federal, onde o contribuinte (pessoa física ou jurídica) não saberá onde será aplicado, ou ainda para um fundo constituído, que irá destiná-lo ao atendimento específico de suas demandas.

CRC-MT

Para Gláucia Kida, representante do Conselho Regional de Contabilistas de Mato Grosso (CRC-MT), sede Rondonópolis, essas doações de até 3% do saldo devedor do IR, são muito importantes para o “Fundo da Infância”, porque proporciona a realização de ações e campanhas de proteção e retirada das crianças em situação de vulnerabilidade, protegendo-as dos perigos e das mazelas do cotidiano.

Para Gláucia, o CRC-MT também vem fazendo um trabalho importante não apenas em Rondonópolis, no sentido de orientar e conscientizar os contadores da região e do estado, a, por sua vez, orientarem seus clientes a fazerem a doação/destinação de parte dos seus impostos ao fundo da Infância. “Só assim nós teremos recursos e condições de atender a essa imensa demanda existente em nossa cidade e região. Os contribuintes que doarem aqui, esse recurso vai ficar aqui, e não deverá ir para Brasília (DF). Então todos nós saímos ganhando”, explicou a representante do CRC-MT.

AÇÃO SOCIAL

Conforme a Secretária Municipal de Promoção e Assistência Social Iriana Cardoso, essa campanha é muito importante, porque possibilita fortalecer as instituições que atuam nas ações de proteção e fomento das políticas de proteção aos direitos da criança, auxiliando o município a cumprir com seus objetivos, e também porque qualquer contribuinte pode colaborar doando parte do seu Imposto de Renda.

Lembrando que qualquer contribuinte, seja ele pessoa física ou privada, pode destinar 3% do seu imposto declarado a uma instituição assistencial devidamente constituída. O prazo para essa doação/destinação que ocorre durante o momento da “Declaração Anual de Ajuste” (IR), se encerra no dia 30 de abril próximo.

AUTORIDADES

Além da secretária municipal Iriana Cardoso, que organizou o evento, participaram também o dirigente da Instituição Uniasselvi, Artur de Lira Lima; o defensor público, Valdenir Pereira; o Auditor da Receita Federal-MT, Renato Moreira Pinheiro, Gláucia Kida (CRC-MT), e Francislene Pereira Neves, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Redação com assessoria

Sobre o Autor

Talvez você também goste

Variedades / Entretenimento 0 Comentários

1ª edição da ExpoMulheres que Inspiram no Rondon Plaza Shopping

No início de março, mês dedicado as mulheres o Rondon Plaza Shopping em parceria com o Núcleo de Mulheres da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Rondonópolis (Acir) promove entre

Economia 0 Comentários

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio de R$ 3 milhões

A Mega-Sena sorteia o prêmio de R$ 3 milhões neste sábado (6). As seis dezenas do concurso 2.166 serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília). De acordo com