JUIZ DE RONDONÓPOLIS INOVA NAS AUDIÊNCIAS DO TRIBUNAL DO JÚRI

JUIZ DE RONDONÓPOLIS INOVA NAS AUDIÊNCIAS DO TRIBUNAL DO JÚRI

Wladymir Perri transfere Tribunal do Júri para bairros

O juiz Wladymir Perri, titular da 1ª Vara Criminal de Rondonópolis, decidiu inovar a forma com que realiza as audiências do Tribunal do Júri na comarca; este mês, os júris serão realizados nos salões comunitários dos bairros Jardim Rivera, Santa Clara e Parque Universitário – onde aconteceram os homicídios que serão julgados. É a primeira vez que a ação é realizada em Rondonópolis. Os júris acontecerão nos dias 16, 17 e 21.

Conforme explica o magistrado, a intenção de realizar os júris nas comunidades onde os crimes aconteceram é mostrar para a população que o Poder Judiciário está agindo, está próximo do jurisdicionado, e ainda inibir o aumento da criminalidade por meio da divulgação das penas aplicadas àqueles que cometem crimes contra a vida.

“Aquele cidadão infrator vai pensar duas vezes antes de cometer algum crime porque ele sabe o risco de ser condenado, ele viu seu semelhante ser julgado na comunidade”, pontua o juiz.

A ideia surgiu a partir da percepção do magistrado de que as audiências do Tribunal do Júri costumam ser muito esvaziadas, sem participação e envolvimento da sociedade. Paralelamente a isso, os moradores de comunidades que são palco de homicídios recorrentes desconhecem as penas aplicadas pela Justiça e ficam com a sensação de impunidade quando, na visão do magistrado, “a impunidade que falam do Judiciário não existe, porque a Justiça está sendo feita, estamos dando prestação jurisdicional”.

Outro ponto destacado pela iniciativa é possibilitar que a população se sinta mais segura, com o contato direto da Justiça próxima às pessoas. “O magistrado tem que se aproximar do jurisdicionado e da sociedade”, ratifica o magistrado.

As sessões do Tribunal do Júri serão realizadas nos dias 16, 17 e 21 de fevereiro. De acordo com o juiz Wladymir Perri, sua intenção é realizar os júris do mês de março da mesma forma e sucessivamente em outros bairros, até que todos os julgamentos dessa natureza sejam realizados nas comunidades e não mais no Fórum.

Gilbert Régis

Compartilhe:

Sobre o Autor

Talvez você também goste

Mato Grosso 0 Comentários

SACHETTI APARECE EM EMPATE TÉCNICO NA BRIGA POR VAGA AO SENADO

Despontar em segundo lugar na briga pelo Senado por Mato Grosso, em levantamento do Mark Instituto, quando a pergunta exige do eleitor a resposta do primeiro voto, levou o candidato

Destaques 0 Comentários

Gestores municipais e servidores participam de capacitação sobre termo de referência e lei anticorrupção

Termo de referência com ênfase na governança pública e coorporativa sob a égide da lei anticorrupção brasileira e da Lei Sapin II” é o tema do workshop que reúne secretários

ADOLESCENTE ATACA ALUNOS E PROFESSORES COM MACHADO EM ESCOLA NO RS

Um adolescente de 16 anos, invadiu o Instituto Estadual Educacional Assis Chateaubriand, em Charqueadas, na Região Carbonífera, no início da tarde desta quarta-feira (21). Ele atacou alunos e professores com