GRUPO DE MULHERES EM PROL DE RONDONÓPOLIS VISITA AEROPORTO ANTES DA VISTORIA DA ANAC

GRUPO DE MULHERES EM PROL DE RONDONÓPOLIS VISITA AEROPORTO ANTES DA VISTORIA DA ANAC

O Grupo de Mulheres em Prol de Rondonópolis, que desde 2015 luta pelas melhorias do aeroporto Maestro Marinho Franco estiveram em visita na sexta-feira(9) para acompanhar as atuais condições do aeroporto, que receberá uma vistoria de técnicos da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), para homologação dos equipamentos do RNAV e PAPI.

Juntamente com a biruta, balizamento, farol rotativo e EPTA o RNAV servem para auxiliar as operações em condições climáticas desfavoráveis. O PAPI (Precision Approach Path Indicator) são luzes que se localizarão ao lado da pista com o objetivo de identificar se a aeronave na aproximação final está alto ou baixo no glideslope (ângulo de descida).

Caso a inspeção realizada com base nas regras e praticas do MOPS, encontre alguma irregularidade e não haja a homologação de algum item o aeroporto não receberá a certificação para operação. Podendo inclusive ser fechado e somente voltar a operar após nova inspeção da ANAC, que tem prazo de 12 meses para realizar nova vistoria.

Em 2016 a prefeitura comprou o PAPI e RNAV que não foi homologado devido MOPS estar desatualizado na época.

A vistoria está prevista para acontecer entre os dias 12 e 15 de março. Com a homologação do RNAV os pousos e decolagens passam a serem feitos por instrumento e mesmo sem as plenas condições de visibilidade, o que diminuirá o risco de voos cancelados por esta situação.

A prefeitura municipal através da Coder garante que os trabalhos e serviços necessários estarão concluídos para a vistoria da ANAC.

Redação

Compartilhe: