Fux encaminha notícia-crime contra Bolsonaro

Fux encaminha notícia-crime contra Bolsonaro

PGR ANALISARÁ SUPOSTO DESVIO DE COMBUSTÍVEL ENTRE JANEIRO DE 2009 E FEVEREIRO DE 2011.

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, encaminhou notícia-crime enviada pelo criminalista Sidney Duran Gonçalez contra o presidente Jair Bolsonaro à Procuradoria-Geral da República.

A peça é baseada em denúncia feita pelo jornalista Lúcio de Castro e publicada no site Agência Sportilight. Conforme a reportagem, o então deputado federal gastou em média R$ 4,1 mil em 11 idas a dois postos de gasolina do Rio de Janeiro entre janeiro de 2009 e fevereiro de 2011.

“(…) Cuida-se, deveras, de especialização do direito de petição, garantido a todos os indivíduos, nos termos do art. 5º, inciso XXXIV, alínea “a”, da Constituição, independentemente do acerto ou desacerto de seu conteúdo. In casu, revela-se incabível a incursão desta Corte sobre a matéria fática narrada na inicial, competindo-lhe, tão somente, encaminhar o pedido ao Parquet, para sua análise inicial, na forma regimental. Ex positis, encaminhem-se os autos à Procuradoria-Geral da República, para as providências que entender cabíveis. Publique-se. Cumpra-se”, escreveu o ministro em despacho desta quarta-feira (29/4).

A petição enviada ao Supremo sustenta que cruzamento de dados públicos do Congresso e as notas fiscais de abastecimento enviadas por Bolsonaro à Câmara, segundo a reportagem, mostra que Bolsonaro abasteceu em dois postos diferentes no mesmo dia, apesar dos muitos litros comprados, e que abasteceu no Rio de Janeiro mesmo quando registrou presença em Brasília.

A verba indenizatória para combustível foi instituída em 2001, mas desde 2009 não está previsto o reembolso para assessores parlamentares. Por conta disso, o pedido para que o Supremo aceite a notícia-crime e consequentemente intime a procuradoria-geral da República a promover o oferecimento da denúncia.

Clique ABAIXO para ler a inicial:

Redação com CONJUR

Talvez você também goste

Destaques

Preso Investigado por pedir fotos íntimas de crianças ‘Maníaco do telefone’

Um homem procurado pela Justiça por praticar uma série de crimes sexuais contra mulheres e menores de idade, conhecido como ‘Maníaco do telefone’, foi preso pela Polícia Civil em Várzea Grande,

Notícias 0 Comentários

NOVOS NOMES SURGEM PARA DISPUTAR A PREFEITURA DE RONDONÓPOLIS EM 2020

Nem bem esfriou as recentes eleições de 2018 e os holofotes se focam nos prováveis nomes para a disputa das eleições municipais em 2020. Existem alguns “afobadinhos” que já começaram

Destaques

PMS SÃO PRESOS NO DISTRITO DE OURO BRANCO DO SUL

Na manhã deste domingo (12) em Ouro Branco do Sul distrito de Itiquira-MT (350 km de Cuiabá), uma ocorrência chamou a atenção e tomou conta dos comentários da localidade. Segundo