CRÍTICAS AO PRESIDENTE CRIARAM CONSTRANGIMENTO INSUSTENTÁVEL”, DIZ DIRETOR EXONERADO DO INPE

CRÍTICAS AO PRESIDENTE CRIARAM CONSTRANGIMENTO INSUSTENTÁVEL”, DIZ DIRETOR EXONERADO DO INPE

O diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Ricardo Osório Galvão, afirmou nesta sexta-feira (2) que será exonerado do cargo. A declaração foi feita após uma reunião com o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes.

Em seu pronunciamento, Galvão disse que estava preocupado com o futuro do Inpe e disse que as críticas feitas por ele ao presidente Jair Bolsonaro criaram um “constrangimento insustentável”.

“O meu discurso com relação ao presidente criou constrangimentos. No entanto, eu tinha uma preocupação muito grande que isso fosse respingar no Inpe. Não vai acontecer. Inclusive nós discutimos com o ministro (Marcos Pontes), em detalhe, como vai ser a continuação da administração do Inpe. Agora, é claro que diante do fato, a maneira como eu me manifestei com relação ao presidente criou um constrangimento insustentável”, disse.

No dia 19 de julho, Bolsonaro disse, durante café da manhã com jornalistas estrangeiros, que o Inpe teria divulgado dados falsos sobre o desmatamento e estaria manipulando os números a serviço de alguma ONG.

No dia seguinte às declarações, Ricardo Osório Galvão rebateu o presidente ao dizer que ele fez uma acusação em público esperando sua demissão. Também subiu o tom e afirmou que a fala de Bolsonaro era “uma piada de um garoto de 14 anos que não cabe a um presidente da República fazer”.

Segundo o Inpe, as alertas do desmatamento no Brasil registraram alta de 88% em junho e de 212% em julho deste ano. Na última quinta-feira (1º), o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, afirmou que os dados estão incorretos e anunciou que o governo passará a adotar um novo modelo de acompanhamento.

Sobre o Autor

Talvez você também goste

Saúde

Cadastramento do e-SUS é feito por formulário virtual

Em cumprimento às exigências do Ministério da Saúde, a Prefeitura de Primavera do Leste está realizando o cadastramento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no município. Por conta dos cuidados a

Notícias 0 Comentários

VÍDEO: INCÊNDIO EM POSTO DE COMBUSTÍVEL EM VÁRZEA GRANDE MT

Um veículo pegou fogo dentro do posto de combustível Shell, na avenida João Ponce de Arruda, em Várzea Grande, na manhã desta terça (29). As imagens que circulam nas redes

Notícias

Jogo de celular pode ajudar a achar cura para coronavírus

A luta contra o coronavírus ganhou um aliado inusitado. Desenvolvido desde 2008 por alunos, professores e entusiastas do Centro de Ciência de Jogos da Universidade de Washington, o jogo Foldit

0 Comentários

Nenhum comentário ainda!

Você pode ser o primeiro a comente este post!

Deixa uma resposta