Estudantes realizam ação conscientização do Setembro Amarelo no Ganha Tempo

Estudantes realizam ação conscientização do Setembro Amarelo no Ganha Tempo

Os estudantes entregaram aos usuários dos serviços do Ganha Tempo uma muda de planta e uma carta de apoio escrita pelos próprios alunos

Durante todo mês de setembro, os funcionários das sete unidades mato-grossenses do Ganha Tempo estarão usando laços amarelos junto roupa, como parte da campanha Setembro Amarelo, dedicado à prevenção ao suicídio. Como um espaço com ampla circulação de pessoas, o Ganha Tempo instituiu a rotina de promover campanhas sociais que visam a melhoria das condições vida e saúde da população do estado.

O Setembro Amarelo é a campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015, sendo uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. A intenção é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema alertando a população sobre a importância da discussão do tema.

Dentro da campanha, a unidade do Ganha Tempo do CPA I recebeu, nesta semana, alunos do 8º Ano do Colégio Aptus, localizado no bairro, que desenvolveram uma ação de conscientização, chamada de “Mobilização Pela Vida”. Os estudantes entregaram aos usuários dos serviços do Ganha Tempo uma muda de planta e uma carta de apoio escrita pelos próprios alunos.

A ação gerou intensa movimentação na unidade. Ao entregar as lembranças, os estudantes divulgavam as razões do Setembro Amarelo. A maioria foi recebida com sorrisos e abraços. Muitos dos usuários não conheciam a campanha e tiveram o primeiro contato a mobilização e a conscientização dentro do Ganha Tempo.

“Estamos constantemente desenvolvendo ações dos alunos junto a comunidade, justamente para incentivar neles a empatia, fomentar a participação ativa do aluno na comunidade e a construção da cidadania. O Ganha Tempo foi escolhido para esta ação, porque presta um serviço essencial para a população e porque esta unidade já está totalmente inserida na nossa comunidade”, explicou a professora Maria Auxiliadora de Oliveira, que coordenou a ação do colégio.

Junto ao Setembro Amarelo, as unidade do Ganha Tempo também promovem três campanhas sociais, sendo duas voltadas para o público feminino: uma de prevenção ao feminicídio e outra sobre o direito a igualdade, e uma terceira, de agasalhos e roupas que visa atender as comunidades carentes próximas as unidades.

Atualmente, o Ganha Tempo está presente em seis cidades de Mato Grosso, com sete unidades: Cuiabá (Unidades Ipiranga e CPA), Várzea Grande, Rondonópolis, Cáceres, Barra do Garças e Sinop.

Compartilhe:

Sobre o Autor

Talvez você também goste

GOVERNO CONVOCA REUNIÃO DE AVALIAÇÃO COM REPRESENTANTES DE TRANSPORTADORAS

O governo federal convocou uma reunião com representantes de caminhoneiros e transportadoras de todo o país para uma avaliação dos itens do acordo realizado entre com a categoria após o

Destaques 0 Comentários

MEDEIROS COMPARA MST AO PCC EM DEFESA AO DIREITO À PROPRIEDADE

O deputado José Medeiros (Pode), vice-líder do governo na Câmara, não poupa palavras quando o assunto é defesa do direito à propriedade. Em discurso no plenário da Câmara, o deputado

Mato Grosso 0 Comentários

CAMINHÃO DA PREFEITURA REALIZA SERVIÇOS NA CASA DE DEPUTADO MT

Um vídeo que circula nas redes sociais onde supostamente um caminhão da prefeitura de Primavera do Leste (MT), aparece estacionado em frente a uma residência que seria a casa do