Eleições 2020: Saiba como será a ordem de votação na urna eletrônica

Eleições 2020: Saiba como será a ordem de votação na urna eletrônica

As Eleições 20 em Mato Grosso será para três cargos, vereador, prefeito e senador para o preenchimento de uma vaga de senador pelo estado do Mato Grosso.

Sendo assim eleitor de Mato Grosso irá votar primeiro para vereador (a) com cinco dígitos, na sequência para prefeito (a) dois dígitos e senador (a) da República com três dígitos. A votação será realizada no dia 15 de novembro, data do primeiro turno das eleições municipais.

Nestas eleições é a primeira vez que candidatos ao cargo de vereador não poderão concorrer por meio de coligações. O fim das coligações na eleição proporcional foi aprovado pelo Congresso Nacional através da reforma eleitoral de 2017. Com isso, o candidato que disputará uma cadeira na câmara municipal somente poderá participar do pleito em chapa única, dentro do partido ao qual é filiado.


Na eleição proporcional é o partido que recebe as vagas e não o candidato. No caso, o eleitor escolhe um dos concorrentes apresentado por um partido. Estarão eleitos os que tenham obtido votos em número igual ou superior a 10% do Quociente Eleitoral (QE), tantos quantos o respectivo Quociente Partidário (QP) indicar, na ordem da votação nominal que cada um tenha recebido.


Para o cargo de prefeito e vice-prefeito, continua sendo possível a união de diferentes partidos em apoio a um candidato. Nesse modelo de representação majoritária, são eleitos aqueles que obtiverem a maioria dos votos, não computados os brancos e os nulos.


Em caso de empate, aplica-se o critério de maior idade para desempatar a disputa. E, nos municípios com mais de 200 mil eleitores, se nenhum candidato a prefeito alcançar a maioria absoluta no primeiro turno, será realizada nova eleição, em segundo turno, com a participação dos dois mais votados.


A Justiça Eleitoral além de recomendar levar título de eleitor e um documento com foto, que já é de praxe em toda votação, recomenda outros itens que vão ser obrigatórios ou indispensáveis para que o comparecimento às urnas ocorra com segurança e proteção. Além do uso obrigatório de máscaras, cada eleitor também deverá levar sua própria caneta para assinar o registro de votação.

Sobre o Autor

Talvez você também goste

RONDONÓPOLIS 0 Comentários

SEM LEGISLAÇÃO ESPECIFICA: USO DO NARGUILÉ É FREQUENTE EM LOCAIS PÚBLICOS DE RONDONÓPOLIS

Em cinco municípios de Mato Grosso: Nova Xavantina, Chapada dos Guimarães, Juína, Sorriso e na capital Cuiabá. Está proibido por força de lei municipal a comercialização e o uso de

Destaques 0 Comentários

BEBÊ ENCONTRADO COM CORDÃO UMBILICAL DEBAIXO DE PÉ DE BANANA EM PEIXOTO DE AZEVEDO

A Policia Militar foi acionada na tarde desta quinta feira (13) por volta das 15h30, pelo senhor Antônio Benedito da Silva Cruz morador em uma das chácaras produtivas no setor

Notícias 0 Comentários

CARRO PEGA FOGO EM RONDONÓPOLIS

Um veículo, pegou fogo na noite desta sexta-feira na rotatória da Av. Júlio campos com Avenida dos estudantes e o anel Viário no bairro Sagrada Família na cidade de Rondonópolis-