Deputado Sebastião Rezende apoia projeto para tornar MT 100% monitorado

Deputado Sebastião Rezende apoia projeto para tornar MT 100% monitorado

O deputado estadual Sebastião Rezende garantiu apoio para expansão do “Projeto Águia”, do Governo do Estado, que pretende monitorar, através de câmeras, pontos estratégicos dos 141 municípios de Mato Grosso, aumentando a eficiência no combate à criminalidade no Estado. Ontem, ele foi convidado pelo secretário de Segurança Pública do Estado, Alexandre Bustamante, para conhecer melhor o projeto, diante da necessidade de parcerias com a classe política e outros segmentos.


Rezende esteve no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), em Cuiabá, onde funciona a central de monitoramento. A ideia é ampliar o máximo possível os pontos de instalação de câmeras, especialmente do tipo OCR (sigla em inglês para Reconhecimento Óptico de Caracteres), monitorando a entrada e saída de veículos nos municípios. Conforme o parlamentar, o objetivo é instalar as câmeras principalmente nas rotas de fugas, como próximo a pontes, saídas para rodovias federais, estaduais e vicinais.


Para o secretário Alexandre Bustamante, este trabalho conjunto com a sociedade, a classe política, a iniciativa privada e outros órgãos é de fundamental importância. “A gente pretende utilizar a tecnologia para melhoria da segurança do cidadão. Nós vamos atingir do sul ao norte, do leste ao oeste do Estado. Então, todo esse apoio é muito importante para o sucesso do projeto”, garantiu Bustamante.


Dessa forma, Rezende externou que a intenção é envolver neste projeto associações, clubes de serviços, igrejas, enfim, a sociedade civil organizada, no sentido de que estas câmeras possam ser adquiridas pelas instituições e municípios que se dispuserem, e instaladas em pontos estratégicos visa inibir a criminalidade. Assim, caso ocorra alguma situação delituosa, o sistema de segurança pública terá condições de dar respostas rápidas à sociedade.


Em Rondonópolis, um protocolo de intenções foi celebrado entre o Governo de Mato Grosso e a empresa Rumo Logística, que administra o terminal ferroviário. O objetivo é promover o compartilhamento de dados de 11 câmeras de monitoramento, que estão instaladas dentro da unidade comercial. As imagens das câmeras devem ser integradas ao Ciosp, em Cuiabá.

Sobre o Autor

Talvez você também goste

Mato Grosso

JUÍZA CONCEDE LIBERDADE A SILVAL BARBOSA APÓS 21 MESES DE PRISÃO

A juíza Selma Rosane Santos Arruda, titular da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, determinou nesta terça-feira (13) a soltura do ex-governador Silval Barbosa (PMDB) e do seu ex-chefe de gabinete,

Brasil

CONGRESSO IMPÕE PROJETOS QUE EXPLODEM ORÇAMENTO

O Congresso concluiu ontem a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2019 — a base utilizada pelo governo para elaborar a proposta de Orçamento da União para 2019, que

Notícias

RONDONÓPOLIS: CAOS NO TRÂNSITO DA REGIÃO CENTRAL DEVERÁ TER FIM SOMENTE NA SEXTA FEIRA

As obras na região Central da cidade de Rondonópolis, que o Sanear vem realizando está próximo de serem finalizadas. O caos provocado pelas obras tem sido motivo de reclamações generalizadas,