Departamento de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde ampliou a quantidade de consultórios

Departamento de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde ampliou a quantidade de consultórios

Buscando permitir que o rondonopolitano possa sorrir sem medo, com uma boca saudável e bonita, o Departamento de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde ampliou a quantidade de consultórios para atender a população. Entre 2017 e 2019 foram adquiridos 31 novos consultórios odontológicos.

Paralelamente à aquisição dos consultórios, foram formadas 13 novas equipes de profissionais de saúde bucal, conforme atesta o supervisor da Odontologia da Pasta, Fabrício Amâncio de Carvalho: “Em 2016 tínhamos uma baixa cobertura de saúde bucal, com 24 equipes. Hoje estamos com 32 equipes profissionais e 54 consultórios”, compartilha.

Fabrício revela a preocupação da Odontologia em relação à saúde integral, que é consequência dos cuidados realizados com a visita ao dentista, e alerta: “A boca é a maior cavidade do corpo e por ela entram muitas bactérias no organismo. Por isso, bons hábitos com essa área previnem o risco do desenvolvimento de outras doenças. Pensando nisso, ampliamos a cobertura com consultórios espalhados em diversos pontos da cidade”, comenta sobre a facilidade de acesso ao dentista com a ampliação da rede.

Importante lembrar que a boca contribui não apenas com a fala e a mastigação, mas também com a respiração, entre outras funções. Assim, microorganismos podem penetrar através dela e afetar o corpo do indivíduo desencadeando patologias como pneumonia, diabetes e cardiopatias, entre outras.

Primando pela excelência do serviço ofertado, Fabrício ressalta que, quando fala em consultório, se refere não apenas à cadeira odontológica e à poltrona do dentista, mas também aos periféricos, que são equipamentos como autoclave, motor de prótese, fotopomerizador e avental, por exemplo.

“Temos o aumento da cobertura odontológica e também da quantidade de atendimentos nos serviços ofertados. Podemos lembrar que, num comparativo entre os últimos quatro anos, em 2016 eram feitas 80 próteses por mês no município. Atualmente, colocamos, em média, 238 peças protéticas mensalmente. Ou seja, existia uma demanda reprimida que, agora, estamos superando”, expõe o supervisor.

Essa cobertura também se reflete, em números, em outros procedimentos. Em 2017, o município contabilizava 40.619 restaurações dentárias, subindo em 2018 para 67.983 e hoje, com registros até 30 de setembro deste ano, totaliza 61.761. Nos três anos foram realizados 170.363 restaurações.

Já ao focarmos as extrações dentárias, em 2017 foram 12.187, crescendo para 12.827 no ano seguinte e, em 2019, com dados também até 30 de setembro, somam 11.119. Nos três anos, as extrações dentárias atingem a marca dos 36.133.

Hoje, a população tem a sua disposição consultórios dentários nas seguintes localidades:

Centro Odontológico Nossa Senhora do Amparo;

Centro Odontológico Policlínica Itamaraty;

Centro Odontológico Monte Líbano;

Cento Odontológico Cohab;

ESB Conjunto São José;

ESB Jardim Primavera;

ESB Iguaçu;

ESB Cidade Alta;

ESB Belo Horizonte;

ESB Vila Adriana;

ESB Assunção;

ESB Vila Olinda;

ESB Itapuã;

ESB Serra Dourada;

ESB Padre Rodolfo;

ESB João de Barro;

ESB Vila Verde;

ESB Santa Clara;

ESB Luz d’Yara;

ESB Jardim Atlântico;

ESB Mamed;

ESB Paineiras;

ESB André Maggi;

Aldeia Indígena Tadarimana;

Zona Rural Aldeinha;

Zona Rural Chico Mendes.

Assessoria

Sobre o Autor

Talvez você também goste

Notícias 1Comentários

VICTOR SANTOS PEDE EXONERAÇÃO DA COORDENAÇÃO DO CENTRO POP

O jornalista e apresentador Victor Santos,  deixou a coordenação do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), vinculado à Secretaria Municipal de Assistência e Promoção

Notícias

Contra prova confirma que motorista faleceu por covid -19 em Rondonópolis

A Secretaria Municipal de Saúde de Rondonópolis informa que recebeu nesta quarta-feira (27) o resultado do exame PCR feito pelo Laboratório Central (Lacen) no paciente de 35 anos que morreu

Notícias

PASSANDO A LIMPO: VEREADORES QUEREM INVESTIGAR CARNAVAL, SANTA CASA, CODER E RESPIRADORES EM RONDONÓPOLIS

Uma reunião com a presença de 11 vereadores de Rondonópolis debateu a possibilidade da abertura de uma Comissão Especial de Investigação (CEI) para apurar vários detalhes que estão obscuros em

0 Comentários

Nenhum comentário ainda!

Você pode ser o primeiro a comente este post!

Deixa uma resposta