COVID-19 – 11 municípios são orientados pelo Estado a decretar lockdown

COVID-19 – 11 municípios são orientados pelo Estado a decretar lockdown

Municípios têm mais de 40 casos ativos de covid-19 e registraram crescimento superior a 100% no número de casos na última semana

Cuiabá e Várzea Grande têm indicativo do governo estadual para realizarem lockdown, após receberem, nesta quarta (17), a classificação de risco ‘muito alto’ no Sistema de Inteligência da Pandemia, criado pela Secretaria de Estado de Saúde para monitorar o avanço do coronavírus em Mato Grosso.

O sistema é resultado do decreto estadual 522/2020, que orienta os municípios classificados com risco ‘muito alto’ a implementar a “quarentena coletiva obrigatória”, o famoso ‘lockdown’, por 15 dias. Além disso, é preciso fazer barreiras sanitárias para controle de entrada e saída do município, mantendo apenas os serviços e atividades essenciais, nos termos do decreto federal nº 10.282, com exceção de academias, salões de beleza e barbearias.

Outras 11 cidades também receberam a classificação de risco mais elevada e são orientadas a decretar lockdown para conter o avanço do coronavírus. Estas cidades têm mais de 40 casos ativos de covid-19 e registraram crescimento superior a 100% na taxa de contaminação durante os últimos sete dias.

O aumento foi maior no município de Alta Floresta, que registrou alta de 1.033% no número de casos na última semana, totalizando 43 casos ativos e 68 confirmados. Já o município com situação mais crítica é Porto Espiridião, onde a incidência de covid está na faixa de 407 casos para cada 100 mil habitantes.

A tabela abaixo mostra a classificação de risco dos municípios com mais de 40 casos ativos. Aqueles classificados como ‘muito alto’ são orientados a decretar lockdown, enquanto os que têm classificação de risco ‘alto’ precisam adotar medidas restritivas e se preparar para um isolamento mais extremo.

tabela SES

Redação com Página do Estado

Talvez você também goste

Destaques 0 Comentários

COMEÇOU A COSTURA DE ALIANÇAS

Começou agitada a semana eleitoral. Após a conversa do presidente Michel Temer com o ex, Fernando Henrique, na semana passada, aumentaram as chances de uma aliança entre PSDB e MDB.

Destaques 0 Comentários

Vídeo: A QUEDA DE UM METEORO NO RIO GRANDE DO SUL

Câmeras instaladas em Monte Castelo, em Santa Catarina, e nas cidades de Taquara (vídeo acima) e Torres registraram a queda de um meteoro na madrugada desta sexta-feira (12). Com massa

Economia 0 Comentários

8ª edição do Seminário de Alimentação destaca Empreendedorismo e consumidor do futuro

O Sindicato da Indústria da Alimentação da Região Sul do Estado de Mato Grosso (Siar Sul MT) em parceria com Sebrae realizarão em Rondonópolis, nos dias 08 e 9 de