Coronavírus: Sobe para 56 o número de mortos na China

Coronavírus: Sobe para 56 o número de mortos na China

As autoridades da China informaram neste domingo (26.jan.2020) que o número de mortos pelo coronavírus subiu para 56 no país. O governo chinês também atualizou para 1.975 o número de casos de pacientes com pneumonia causada pelo vírus (2019-nCoV), incluindo 324 em estado crítico.

A Comissão Nacional de Saúde da China informou que só neste sábado (25.jan.2020) 688 novos casos confirmados e 1.309 novos casos suspeitos foram informados, enquanto 15 pessoas morreram em decorrência da doença (13 em Hubei, uma em Shanghai e uma em Henan). As informações são da agência Xinhua.

A comissão informou ainda que, no país chinês, 49 pacientes estão em recuperação e 2.648 permaneciam sob suspeita. Além disso, 23.431 contatos estreitos foi rastreado, entre estes, 21.556 estavam sob observação médica enquanto outros 325 foram liberados no sábado (25.jan).

Neste sábado, o Canadá divulgou o registro do 1º caso de coronavírus no país.  Um homem está em isolamento em 1 hospital de Toronto, infectado após ter viajado para Wuhan, na China, de onde retornou em 22 de janeiro. Após apresentar febre e sintomas de deficiência respiratória, ele foi submetido a testes e teve o diagnóstico confirmado.

Ao todo, já são 12 países com registro do coronavírus em 4 continentes. Há casos confirmados também na Tailândia (5, incluindo 2 recuperados), Japão (3, incluindo 1 recuperado), Coreia do Sul (2), Estados Unidos (2), Vietnã (2), Cingapura (3), Malásia (4), Arábia Saudita (1), Nepal (1), França (3) e Austrália (4).

O QUE É O CORANAVÍRUS

O 2019-nCoV pertence à família dos coronavírus (batizados assim devido ao formato semelhante ao de coroas). Os coronavírus são conhecidos desde meados da década de 1960 e geralmente circulam apenas entre animais (tais como ratos, morcegos e pequenos mamíferos), mas podem sofrer mutações facilmente e serem transmitidos para humanos.

Esses vírus normalmente provocam doenças respiratórias leves ou moderadas. A maioria das pessoas foi ou será infectada com 1 dos tipos mais comuns de coronavírus ao longo da vida, vindo a apresentar sintomas semelhantes aos de 1 resfriado comum.

Outras variações de vírus dessa família, no entanto, podem causar síndromes respiratórias graves e já provocaram epidemias de alcance mundial, como o surto de Mers, em 2012, e de Sars, em 2003.

Os coronavírus podem ser transmitidos a humanos pelos animais quando há 1 contato muito próximo. Mas também pode haver transmissão de uma pessoa a outra por meio da tosse, espirro, beijo e contato com a saliva –de acordo com as autoridades sanitárias da China.

Redação com Poder 360

Sobre o Autor

Talvez você também goste

Destaques

Moro escolhe delegados da Lava Jato para PF e departamento do MJ

O juiz federal Sergio Moro, que assumirá o Ministério da Justiça no próximo governo, confirmou ontem (20) os nomes dos delegados Maurício Valeixo para a direção-geral da Polícia Federal e

Notícias

SACHETTI APARECE EM EMPATE TÉCNICO NA BRIGA POR VAGA AO SENADO

Despontar em segundo lugar na briga pelo Senado por Mato Grosso, em levantamento do Mark Instituto, quando a pergunta exige do eleitor a resposta do primeiro voto, levou o candidato

Destaques

TRF4 NEGA SAÍDA DE LULA PARA FUNERAL DO IRMÃO

O desembargador de plantão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), Leandro Paulsen, rejeitou pedido para que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) possa comparecer ao velório