Confirmada primeira morte por sarampo em 2020.

Confirmada primeira morte por sarampo em 2020.

Em 2019, país registrou 18,2 mil casos da doença, em 526 municípios

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro confirmou na noite de ontem (14) a primeira morte por sarampo em 2020. O secretário Edmar Santos concede uma entrevista agora pela manhã para dar mais detalhes do caso.

O Ministério da Saúde lançou nessa semana a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. No ano passado, o país registrou 18,2 mil casos da doença, em 526 municípios. Houve 14 óbitos no estado de São Paulo e um em Pernambuco.

A doença

Causado por um vírus, o sarampo é uma doença infecciosa grave, que pode levar à morte. A transmissão ocorre por via aérea, ou seja, quando a pessoa infectada tosse, fala ou respira próximo de outras pessoas.

Mesmo quando o paciente não morre, há possibilidade de a infecção ocasionar sequelas irreversíveis. Quando a doença ocorre na infância, o doente pode desenvolver pneumonia, encefalite aguda e otite média aguda, que pode gerar perda auditiva permanente.

Os sintomas do sarampo são febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, coriza (nariz escorrendo ou entupido) e mal-estar intenso. Quando o quadro completa de três a cinco dias, podem aparecer manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas.

Em Rondonópolis Equipes da Secretaria Municipal de Saúde farão a abertura oficial do Dia ‘D’ de mobilização nacional da Campanha de Vacinação contra o Sarampo, neste sábado (15), às 9h, na unidade de Estratégia de Saúde de Família (ESF) do Monte Líbano. As Vacinas estão disponíveis em todos os postos de saúde.

Redação com Agencia Brasil

Sobre o Autor

Talvez você também goste

RONDONÓPOLIS

SANEAR – Atendimento da Caixa D’Agua estará operando temporariamente em novo endereço

A chuva do dia 22 de outubro causou alguns danos no atendimento do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis – Sanear da região central. O local ficou inoperante por problemas

RONDONÓPOLIS

SIDNEI FERNANDES VISITA COMUNIDADE ALDEINHA E APRESENTA SOLUÇÕES

O vereador Sidnei Fernandes (PDT) esteve na comunidade Aldeinha, junto ao secretário de Agricultura do município, Gládston Alves Moreira, e um representante da Semma municipal para verificar a possibilidade de

Notícias

PÁTIO RONDON : “FÁBRICA”DE DINHEIRO EM RONDONÓPOLIS

A Operação ‘Bairro Seguro’ deflagrada em Rondonópolis aprendeu alguns veículos e gerou reclamação dos contribuintes, não pela operação em si, mas pelos autos valores cobrados pelo Pátio Rondon, considerado o