Confirmada primeira morte por sarampo em 2020.

Confirmada primeira morte por sarampo em 2020.

Em 2019, país registrou 18,2 mil casos da doença, em 526 municípios

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro confirmou na noite de ontem (14) a primeira morte por sarampo em 2020. O secretário Edmar Santos concede uma entrevista agora pela manhã para dar mais detalhes do caso.

O Ministério da Saúde lançou nessa semana a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. No ano passado, o país registrou 18,2 mil casos da doença, em 526 municípios. Houve 14 óbitos no estado de São Paulo e um em Pernambuco.

A doença

Causado por um vírus, o sarampo é uma doença infecciosa grave, que pode levar à morte. A transmissão ocorre por via aérea, ou seja, quando a pessoa infectada tosse, fala ou respira próximo de outras pessoas.

Mesmo quando o paciente não morre, há possibilidade de a infecção ocasionar sequelas irreversíveis. Quando a doença ocorre na infância, o doente pode desenvolver pneumonia, encefalite aguda e otite média aguda, que pode gerar perda auditiva permanente.

Os sintomas do sarampo são febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, coriza (nariz escorrendo ou entupido) e mal-estar intenso. Quando o quadro completa de três a cinco dias, podem aparecer manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas.

Em Rondonópolis Equipes da Secretaria Municipal de Saúde farão a abertura oficial do Dia ‘D’ de mobilização nacional da Campanha de Vacinação contra o Sarampo, neste sábado (15), às 9h, na unidade de Estratégia de Saúde de Família (ESF) do Monte Líbano. As Vacinas estão disponíveis em todos os postos de saúde.

Redação com Agencia Brasil

Sobre o Autor

Talvez você também goste

Notícias 0 Comentários

THIAGO SILVA QUER INFORMATIZAÇÃO DA REDE MUNICIPAL DE SAÚDE

O vereador Thiago Silva (PMDB) apresentou nesta terça-feira (12), uma indicação para Secretaria Municipal de Saúde solicitando a implantação do sistema de informatização da rede de saúde de Rondonópolis. O

Notícias 0 Comentários

Mais de 45 mil metros quadrados de grama plantados nos últimos sete meses

A Prefeitura de Rondonópolis tem executado projeto de revitalização por meio da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder), deixando a cidade mais bonita por meio de jardinagem e paisagismo em praças,

Notícias 0 Comentários

NEGÓCIO PRÓPRIO: Adesão ao registro de MEI dá salto entre 2017 e 2019 em Rondonópolis

Fugir do desemprego ou ter o primeiro emprego são alguns dos motivos que levam as pessoas a buscarem se formalizar e ter sua microempresa. A cada ano, a demanda dos

0 Comentários

Nenhum comentário ainda!

Você pode ser o primeiro a comente este post!

Deixa uma resposta