Como agir caso alguém da família seja infectado pela covid-19

Como agir caso alguém da família seja infectado pela covid-19

Mesmo tomando todos os cuidados para não se contaminar com o novo coronavírus, como lavar as mãos com frequência, manter uma distância segura das pessoas e não sair de casa, ainda assim é possível se infectar. Isso pode acontecer porque alguém dentro de casa tem que sair para realizar atividades essenciais e, com isso, traz a doença para casa. E então, como as pessoas que dividem a mesma casa devem proceder?

A chefe de Saúde do UNICEF no Brasil, Cristina Albuquerque, explica quais medidas devem ser adotadas quando alguém dentro de casa estiver infectado pela covid-19. 

“Se alguém da residência apresentar sintomas respiratórios, semelhantes a uma gripe, mesmo sem a confirmação de que seja covid-19, ela deve ficar imediatamente isolada dos demais membros da residência. Deve-se separar copos, talheres, pratos e outros objetos de uso pessoal para essa pessoa. Se a residência tiver só um banheiro, ele deve ser imediatamente higienizado quando for usado pela pessoa com sintomas para que só depois os outros membros usem esse banheiro. É importante também tomar cuidado com o lixo produzido por essa pessoa. Ele deve ser descartado adequadamente num saco plástico e não ser misturado com o restante do lixo da casa. É importante que a pessoa descanse, repouse, tenha uma boa alimentação. E o mais importante, que tenha o amor, o apoio de toda a família, porque o medo nessas situações é natural.”  

Cristina Albuquerque orienta ainda que o melhor a fazer é manter o isolamento social, já que ainda não há vacina para a doença. Segundo ela, é importante prevenir o adoecimento, também para não sobrecarregar o sistema de saúde. Ela reforça a recomendação de órgãos oficiais, que é ficar em casa, se puder.  

Estar bem informado é essencial para proteger você e todos à sua volta. Compartilhe informações seguras com sua família, amigos e colegas. Saiba mais sobre as ações do UNICEF contra o coronavírus no site unicef.org.br.

Redação com Radio Mais
 

Sobre o Autor

Talvez você também goste

Política 0 Comentários

PREFEITO ESQUERDISTA ATACA BOLSONARO COM DISCURSO DE “SALVADOR DA CIDADE”

O prefeito de Rondonópolis Zé Carlos do Pátio (SD), na manhã desta terça-feira (24.09) em reunião com entidades Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e Casa Esperança, resolveu

Destaques 0 Comentários

VÍDEO: ADVOGADO DETONA CARLOS FÁVARO SOBRE PROJETO QUE LIBERA DESMATAMENTO ÀS MARGENS DO RIO CUIABÁ

Uma proposta do Executivo estadual  que autoriza a exploração de 473 mil hectares de áreas florestais, esta cercada de polemicas. Antes de deixar a secretária de Estado de Meio Ambiente (Sema)

Destaques

Policiais militares e civis de MT e RO prendem quadrilha e frustram roubo de aviões

Em apoio à ação integrada “Operação Beiradeiros II ” da Polícia Militar e Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso e Rondônia, o Batalhão Rotam e Bope da PMMT, frustraram a atuação