Comissão proíbe cobrança da primeira via de diploma por universidades e escolas

Comissão proíbe cobrança da primeira via de diploma por universidades e escolas

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 761/19, que veda a cobrança da primeira via de diplomas e outros documentos acadêmicos por universidades e escolas públicas e privadas.

O relator, deputado Lincoln Portela (PL-MG), recomendou a aprovação. “As taxas de emissão do histórico escolar ou certificado de conclusão, bem como da expedição e do registro de diplomas, estão incluídos nas mensalidades”, disse.

proposta insere a medida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9394/96). Pelo texto, a exceção ficará por conta da expedição de diploma em apresentação decorativa, com papel ou tratamento gráfico especiais, por opção do aluno.

Autor do projeto, o deputado Bacelar (Pode-BA) ressaltou que, embora o Ministério da Educação já proíba, por meio de portaria, o estabelecimento de ensino de repassar o custo de emissão sobre diploma e histórico escolar ao aluno, nem sempre essa norma é cumprida.

Proposta semelhante já tramitou na Câmara (PL 2249/2015, do ex-deputado Alfredo Nascimento) e chegou a ser aprovada pelas comissões de Educação e de Finanças e Tributação, mas foi arquivada ao final da legislatura passada.

Tramitação
O projeto de lei será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Educação; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Sobre o Autor

Talvez você também goste

Destaques

Hospital Regional de Rondonópolis normaliza atendimentos

O Hospital Regional de Rondonópolis Irmã Elza Giovanella retomou as atividades de rotina nesta terça-feira (13) com atendimentos de urgência e emergência, cirurgias ortopédicas e o recebimento de pacientes regulados

Notícias

GRUPO TENTA ROUBAR BANCO E SE INSPIRA EM SÉRIE “LA CASA DE PAPEL”

Algumas séries penetram tão rapidamente o imaginário popular que chegam a ser usadas como inspiração para as mais diversas ações cotidianas. É o caso da série “La Casa de Papel”,

Mato Grosso

PSB INDICA MARILDES FERREIRA PARA VICE NA CHAPA DE TAQUES, APÓS RECUSA DE MAX RUSSI

As articulações e reuniões não param, em busca de um nome para ocupar a vaga de vice na chapa do governador Pedro Taques (PSDB). Na manhã desta terça-feira (24), o