Comissão aprova proposta que dobra indenização a ser paga por praticante de cartel

Comissão aprova proposta que dobra indenização a ser paga por praticante de cartel

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviço aprovou o Projeto de Lei 11275/18, do Senado, que dobra a indenização a ser paga por empresas que praticarem infração à ordem econômica, como o cartel.

O relator, deputado Amaro Neto (Republicanos-ES), recomendou a aprovação. “A proposta acarreta expressivos avanços, contribuindo para a melhora do ambiente concorrencial no País”, afirmou.

proposta em análise na Câmara dos Deputados cria exceção se houver acordo de leniência ou termo de compromisso de cessação (TCC) firmado pela empresa com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), autarquia que zela pela livre concorrência.

Nesse caso, o infrator, além de não pagar a indenização em dobro, ficará isento de pagamentos por responsabilidade solidária, desde que entregue documentos que permitam estimar o valor do dano decorrente da infração à ordem econômica.

O texto altera a Lei de Defesa da Concorrência (Lei 12529/11), que atualmente já pune as infrações à ordem econômica com multa administrativa de até 20% do faturamento bruto da empresa, de acordo com a gravidade do caso. Outras alterações incentivam as vítimas a propor ações de reparação de danos causados.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Assessoria



Sobre o Autor

Talvez você também goste

Notícias

TJ ANULA ATOS DA EX-JUÍZA SELMA ARRUDA CONTRA FAIAD

Os desembargadores da Segunda Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ/MT), em sessão nesta quarta-feira (24.04), reconheceram a suspeição da ex-juíza Selma Arruda (hoje senadora da República),

Polícia

POLICIAL DO MS ESCONDIA DROGA EM ARMÁRIO DO BATALHÃO DA PM

Um policial militar foi preso em flagrante nesta segunda-feira (14) em Três Lagoas, região leste do estado. De acordo com a polícia, foram encontrados três quilos de maconha dentro do

Destaques

Filipe Martins nomeado para Transição Governamental

Ontem (29), em Brasília, o professor de política internacional Filipe G. Martins, foi nomeado para o Cargo Especial de Transição Governamental (CETG). A nomeação foi publicada no Diário Oficial da