Caixa alerta para fraudes envolvendo o saque do FGTS: saiba como se proteger

Caixa alerta para fraudes envolvendo o saque do FGTS: saiba como se proteger

Situações que podem oferecer risco aos trabalhadores

Desde sexta-feira (13), o trabalhador que é correntista da Caixa Econômica Federal pode sacar o valor de até R$ 500 de contas ativas ou inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Atualmente, tem acesso ao benefício quem nasceu em janeiro, fevereiro, março e abril — o calendário segue até 2020 (confira aqui). A Caixa alerta, porém, que golpes vem sendo praticados por fraudadores

Pensando nestes casos, a instituição financeira lançou uma série de recomendações aos contribuintes para evitar problemas na hora de retirar o benefício.

Os próximos a ter acesso ao saque serão os nascidos em maio, junho, julho e agosto, no dia 27 deste mês. Em seguida, em 9 de outubro, será a vez os nascidos em setembro, outubro, novembro e dezembro.

Confira as dicas

Fornecer senha ou número do Cartão Cidadão, nem pensar

Conforme o órgão, alguns fraudadores procuram entrar em contato com os clientes se passando por empregados das centrais de cartões ou do banco para obter informações e, assim, aplicar golpes.

Não existe pré-cadastro para o saque do FGTS

Golpistas têm se passado pela Caixa no WhatsApp. Não responda. Em caso de dúvida, procure os canais oficiais do banco.

A Caixa não envia links

O banco alerta para o recebimento de links via e-mail, SMS ou WhatsApp. Quando acessado, o usuário pode ser direcionado para uma página que o induz a prestar informações pessoais e compartilhar com amigos. É importante verificar o endereço do site mencionado que, muitas vezes, pode conter erros de grafia ou domínio diferente do original. Sempre desconfie.

A caixa reforça que os trabalhadores busquem informações sobre o FGTS disponíveis nos canais oficiais do banco, na internet, no endereço fgts.caixa.gov.br, no app FGTS, no telefone 0800-726-0207 ou em suas agências.

O banco ainda mantém uma página na qual é possível buscar orientações ou tirar dúvidas sobre outros golpes praticados por fraudadores. 

 Segundo a Caixa, cerca de 33 milhões de trabalhadores receberão o crédito automático na conta poupança. Os clientes do banco que não quiserem retirar o dinheiro têm até 30 de abril de 2020 para informar a decisão em um dos canais divulgados pela Caixa: agências da Caixa, este site do FGTS, app FGTS, telefone 0800-724-2019  e Internet Banking.  

Redação com GauchaZH

Sobre o Autor

Talvez você também goste

Notícias 0 Comentários

A BOMBA NA DELAÇÃO DE PALOCCI CONTRA OS BANCOS

Trechos da delação premiada do ex-ministro Antonio Palocci, obtidos pelos jornalistas Aguirre Talento e Bela Megale, revelam que, ao todo, os principais bancos do país fizeram doações que somaram R$ 50 milhões

Notícias 0 Comentários

COAF ACUSA ROMÁRIO DE LAVAGEM DE DINHEIRO

O Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), do Ministério da Fazenda, acusa Romário, senador e pré-candidato ao governo do Rio, de lavagem de dinheiro. Ele usou uma conta no

TJ/MG manda indenizar Consumidora que adquiriu bombom com larvas

Consumidora que, ao consumir bombom, se deparou com larvas dentro do produto será indenizada por danos morais. Decisão é da 17ª câmara Cível do TJ/MG. Consta nos autos que a

0 Comentários

Nenhum comentário ainda!

Você pode ser o primeiro a comente este post!

Deixa uma resposta