Bolsonaro comenta crise com PSL

Bolsonaro comenta crise com PSL

Após apontar para uma possível saída, o presidente Jair Bolsonaro repercutiu a crise no PSL.

 “Vários parlamentares discutiram ontem e hoje uma espécie de refundação do partido, um novo estatuto bem claro”, disse o presidente em entrevista a Claudio Dantas, do Antagonista.

 “A gente está bem politicamente, pode fazer muitos prefeitos. Mas alguns da liderança ficam olhando para o próprio umbigo. O partido pega um pouco mais de R$ 8 milhões por mês. Nem todos os diretórios recebem isso, alguns espertalhões queimam a largada.

” Bolsonaro acena com paz — “O que faço é uma reclamação do bem, todo partido tem problema.” Mas também ameaça sair à guerra. “Comigo fora da legenda, a tendência do PSL é murchar.” Bolsonaro quer controlar o partido, o presidente da legenda Luciano Bivar não deixa. O presidente da República tem o prestígio que ajudaria a eleger prefeitos e vereadores. Mas quem controla o dinheiro é Bivar.

O recuo do presidente tem razão de ser. Como a lei funciona hoje, deputados federais não podem se transferir do PSL. E, mesmo que o fizessem, os recursos do fundo partidário, distribuídos entre cada legenda de acordo com o número de deputados eleitos, fica com o partido.

Bolsonaro iria para uma sigla nova, sobre a qual teria mais controle, mas abandonaria o dinheiro. A criação de um partido do zero demoraria pelo menos um ano. Uma das possibilidades estudadas é a fusão de dois nanicos: o Patriota com ou o PHS ou o PMN.

Assim, a Justiça Eleitoral considera que há um partido novo e permite a transferência. O terreno aí não é claro — há uma revisão desta lei pendente de análise do Supremo. O julgamento teria de acontecer para que o presidente possa bater o martelo. E ainda fica a dúvida a respeito do dinheiro do fundo eleitoral, necessário para a campanha do ano que vem.

Redação com Meio

Compartilhe:

Sobre o Autor

Talvez você também goste

RONDONÓPOLIS 0 Comentários

CARREATA CONTRA VIOLÊNCIA EM RONDONÓPOLIS CHAMA A ATENÇÃO DO PODER PÚBLICO

Indignados e enlutados alguns empresários de Rondonópolis, logo após  o sepultamento do empresário Átila Nogueira, assassinado a tiros em sua residência no último domingo(8). Iniciaram uma  carreata pedindo o fim

Destaques 0 Comentários

MEMBROS DE ONG PRESOS NA GRÉCIA POR TRÁFICO DE IMIGRANTES

A polícia da Grécia prendeu três membros de uma ONG, dois deles estrangeiros, por envolvimento em uma rede de tráfico de imigrantes e refugiados, informou nesta terça-feira (28) a instituição.

Mato Grosso 0 Comentários

NELSON BARBUDO PEREGRINA PELO MT E LANÇA DEBATE SOBRE AS INVASÕES DE ÁREAS PRODUTIVAS

O produtor rural de Alto Taquari MT, Nelson Barbudo conhecido no Brasil por seus vídeos em defesa da direita e da candidatura de Jair Messias Bolsonaro para presidente em 2018.