Barra do Garças concorre em duas categorias do Prêmio Nacional do Turismo 2019

A maior premiação do turismo nacional reconheceu dois projetos de Barra do Garças na categoria “Iniciativas de Destaque”. A cidade foi classificada nas duas categorias em que está concorrendo ao Prêmio Nacional do Turismo 2019, premiação anual realizada pelo Ministério do Turismo. O convite para participar partiu do próprio Ministério do Turismo, por meio de um edital com o objetivo de dar destaque às melhores iniciativas ou projetos do país.

A Prefeitura de Barra do Garças concorre, via Secretaria Municipal de Turismo, como “Iniciativas de Destaque” na categoria Aproveitamento do Patrimônio Natural para o Turismo com o Programa Paraiso das Águas, criado por lei municipal e em pleno funcionamento na fase de consultorias especializadas do Sebrae-MT, objetivando transformar propriedades rurais com atrativos naturais em produtos turísticos certificados e prontos para se inserirem no mercado.

O Conselho Municipal de Turismo, presidido pelo Samir Ibrahim Ali, concorre como “Iniciativas de Destaque” na categoria Fortalecimento da Gestão Integrada e Descentralizada do Turismo com a sua própria estruturação e composição, sua articulação em fazer parcerias através do Fundo Municipal de Turismo e sua contribuição na realização de ações e eventos voltados para o desenvolvimento do turismo e na manutenção de espaços públicos desonerando a prefeitura.

De acordo com o Ministério do Turismo, a premiação visa promover o reconhecimento e incentivar a implantação das iniciativas vencedoras em outros municípios brasileiros, como forma de contribuir para melhorar as condições do turismo em todo o Brasil, reconhecendo e premiando iniciativas que funcionam e contribuem de forma significativa para o turismo brasileiro.

Para o prefeito Roberto Farias, o reconhecimento por parte do Ministério do Turismo dos projetos de Barra do Garças, já se configura como uma grande conquista para o município. “Em centenas de projetos, fomos selecionados como um dos 25 melhores do país nas duas categorias. Estamos concorrendo com projetos de peso e com municípios onde o turismo está consolidado há anos. Ver Barra do Garças nesta lista já é motivo de orgulho e dá a sensação de que estamos trabalhando na direção certa”, ressaltou.

Segundo o prefeito, os dois projetos classificados têm potencial para alcançar a premiação visto que são projetos como estes que elevaram o município ao status B do Ministério do Turismo, que classifica os municípios que merecem maior aporte de recursos.

A secretária de Turismo Mônica Porto, explica que o Programa Paraíso das Águas é resultado de um processo de prospecção e planejamento descentralizado e compartilhado, tendo como objetivo principal o apoio à estruturação dos atrativos naturais em áreas rurais privadas, transformando-os em produtos turísticos, com vistas à promoção do desenvolvimento do turismo sustentável regional, aos moldes do que Bonito fez, embora a ação tenha partido da iniciativa privada.

“Aqui tivemos que provocar o processo. Em 2018 reunimos os proprietários rurais com atrativos naturais de interesse turístico, visando identificar as dificuldades para esta implementação. Ao identificarmos que a falta de informação e conhecimento técnico eram fatores impeditivos, buscamos parcerias para buscar soluções. Em agosto de 2019, no Fórum de Turismo do Araguaia apresentamos o esboço do programa para o público-alvo, onde cada parceiro apresentou sua parcela de contribuição. A aceitação foi imediata, o que propiciou a criação do Programa Paraíso das Águas pelo Decreto nº 4.197 de 23 de setembro de 2019 com a adesão de proprietários rurais e parceiros como Sebrae, Senac e Corpo de Bombeiros Militar. Os produtos que vão surgir deste programa vão surpreender” fala com entusiasmo a secretária.

Papel do Comtur

O Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), apoiado pelo Fundo Municipal de Turismo (FUMTUR), objetivam desde a sua criação fazer a gestão descentralizada do turismo no âmbito municipal, fomentar, implantar e incentivar a organização do turismo como atividade econômica, criando e implementando um modelo que partiu da iniciativa privada, fortalecendo a participação do trade turístico e da sociedade civil na gestão compartilhada de recursos do turismo com a administração pública, com resultados positivos. Este modelo de estruturação proporcionou um conselho forte, atuante e independente.

“Como membro fundador do COMTUR, representando o setor hoteleiro, me sinto honrado com o reconhecimento. Sempre estivemos focados no desenvolvimento do turismo sustentável e a atual administração apoiou nosso trabalho, acelerando o processo. Nossas ações estão nos espaços públicos e nos equipamentos voltados ao turismo como o aeroporto, o Parque das Águas Quentes, no Porto do Baé, no Centro de Atendimento ao Turista, no fomento ao calendário de eventos turísticos e em ações de capacitação ou divulgação como os Fampress. A articulação de parcerias desonerou a administração pública utilizando recursos do próprio turismo” destaca Samir Ali, acrescentando que a meta para 2020 é a revitalização do anfiteatro Fernando Peres de Farias.

Prêmio

O Prêmio Nacional do Turismo 2019 identifica, reconhece e premia iniciativas de destaque do turismo e profissionais que tenham inovado ou trabalhado de forma proativa para o desenvolvimento do turismo no País. Promovida em parceria com o Conselho Nacional de Turismo (CNT), a premiação tem caráter simbólico e será concedida na forma de troféus.

Os projetos premiados serão indicados por uma comissão julgadora composta por profissionais de excelência do país. Os finalistas por categoria serão conhecidos dia 29 de novembro no site www.turismo.gov.br. A cerimônia de premiação será realizada no dia 5 de dezembro na cidade de Belo Horizonte (MG) e será aberta ao público.

Secretaria de Turismo c/ Secom-BG

Compartilhe:

Sobre o Autor

Talvez você também goste

Notícias 0 Comentários

Seduc confirma a implantação da Escola Militar em Jaciara

Os deputados Delegado Claudinei e Maxi Russi se reuniram com a secretária de Estado de Educação para tratar sobre a implantação da Escola Militar Tiradentes em Jaciara A secretária de

Polícia 0 Comentários

CRIME AMBIENTAL: IDOSO É DETIDO POR DESCARTE EM ECOPONTO DESATIVADO

Na manhã desta sexta-feira (31) por volta da 11h mais uma pessoa foi detida e conduzida a delegacia em Rondonópolis-MT por crime ambiental. Novamente o local foi o Ecoponto do

Mato Grosso 0 Comentários

TENTATIVA DE BLECAUTE: FISCALIZAÇÃO IMPEDE DERRUBADA DE TORRE DE TRANSMISSÃO DE ENERGIA NO NORTE DO MT

Uma tentativa de causar blecaute de energia na região norte de Mato Grosso, foi impedida por Funcionários da empresa Concessionária de eletricidade. Durante a inspeção, na última quinta-feira (22), em