AUMENTO DO PRAZO PARA APRESENTAR DEFESA PRÉVIA AO DETRAN

AUMENTO DO PRAZO PARA APRESENTAR DEFESA PRÉVIA AO DETRAN

O condutor de veículo que for multado terá o prazo mínimo de 45 dias para apresentar defesa prévia ao departamento de trânsito (Detran). O prazo começa a contar do dia em que ele for informado da autuação. Já o órgão de trânsito deverá analisar a defesa prévia em até 60 dias.

É o que determina o Projeto de Lei 6835/17, da deputada Elcione Barbalho (PMDB-PA), em tramitação na Câmara dos Deputados. A proposta modifica o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97).

“A medida visa conferir maior transparência ao processo administrativo de aplicação das penalidades por infração de trânsito, bem como assegurar o cumprimento do princípio constitucional [de defesa] de que dispõe o condutor”, disse Barbalho.

Segundo o projeto, o departamento de trânsito deverá considerar, na análise da defesa prévia, os aspectos formais e materiais do auto de infração. Ou seja, a análise deve ser verificar não apenas se o auto de infração preenche os requisitos legais, como tipificação, local e data da infração, mas também o mérito da questão.

O descumprimento do prazo de análise da defesa prévia e dos aspectos formais e materiais da infração poderão acarretar o cancelamento imediato da multa.

O texto da deputada determina ainda que o condutor será multado caso a defesa prévia seja indeferida ou não seja apresentada no prazo de 45 dias.

 

Fonte: Agência Câmara Notícias

Sobre o Autor

Talvez você também goste

Notícias 0 Comentários

PSB REALIZA CONVENÇÃO DIA 4 DE AGOSTO EM CUIABÁ

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE CONGRESSO DE CONVENÇÃO ESTADUAL O PSB/MT PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO DIRETORIO ESTADUAL, com fulcro nas disposições estatutárias desta agremiação partidária, previstas no artigo 15 e 17, bem

Notícias 0 Comentários

Segurança será reforçada na 46º EXPOSUL

O parque de exposições abre seus portões ao público, pra 46º edição da EXPOSUL, entre os dias 06 e 11 de agosto. E seguindo o slogan da feira “vai ser

Notícias 0 Comentários

As obras inacabadas da Copa do Mundo em MT

Ana Flávia Corrêa Cinco anos após a Copa do Mundo de 2014, os escombros das obras prometidas para serem entregues na ocasião ainda estão espalhados pelas ruas de Cuiabá e

0 Comentários

Nenhum comentário ainda!

Você pode ser o primeiro a comente este post!

Deixa uma resposta