3 pacientes curados do Covid -19 em Rondonópolis; no estado de MT já são 9

3 pacientes curados do Covid -19 em Rondonópolis; no estado de MT já são 9

Nove pessoas que foram contaminadas pelo novo coronavírus em Mato Grosso já estão curadas, sendo seis de Cuiabá e as outras três de Rondonópolis. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Infectologista do Hospital Santa Rosa, que até o momento registrou o maior número de casos, Zamara Brandão destaca que o tratamento com a cloroquina, em pacientes em estado grave, tem dado resultado.

Médica infectologista Zamara Brandão. Foto: ZF Press

Primeiro, ela explicou que os casos são considerados cura quando a pessoa não apresenta sintomas apó 14 dias da infecção e solamento. 

Quanto ao tratamento, desde que o Ministério da Saúde autorizou, o Santa Rosa vem usando a cloroquina nos casos graves. 

“Teve um caso grave que nós usamos a cloroquina e deu certo. Estamos seguindo as rotinas do Ministério da Saúde, e os pacientes tem apresentado respostas positivas à cloroquina”, relata Zamara.

Entre os pacientes curados, mas que não precisaram nem ser internados, estão o empresário Valdinei Mauro de Souza e seu esposa Cristiana Souza. Já o primeiro paciente a ser diagnosticado com coronavírus na Capital, o gerente de uma fábrica de refrigerantes, foi internado duas vezes e foi o primeiro a ser tratado com cloroquina e também está curado.

A médica explica que as chances de reinfecção são quase nulas. O único caso relatado foi de uma idosa na China, no entanto, ainda é estudado se foi uma reinfecção ou se viremia, ou seja, o vírus, ainda não havia deixado o corpo da chinesa. 

“É difícil que aja reinfecção, o que pode acontecer é que a pessoa pegue a doença de uma forma bem mais leve”, ressalta.

Redação com Reporter MT

Sobre o Autor

Talvez você também goste

Destaques 0 Comentários

A POLÊMICA RETIRADA DO OUTDOOR CONTRA A GLOBO EM RONDONÓPOLIS

A polêmica de outdoors com mensagens contra a Rede Globo de Televisão que foram fixados em Rondonópolis, com a mensagem Ela Não, Globo Lixo. Sendo que um acabou sendo danificado

Destaques 0 Comentários

Projeto de inclusão social qualifica mais de cem mulheres

Há 120 dias começava o projeto Flor do Cerrado em Mato Grosso. A inciativa idealizada pelo deputado estadual Thiago Silva (MDB), foi lançada no mês de maio no município de

RONDONÓPOLIS

CAIUS PISTORI: DOS BASTIDORES PARA AÇÃO

Um dos mais antigos militantes do Partido dos Trabalhadores (PT) em Rondonópolis desde 2003 é Caius Pistori. O Biólogo e piscicultor é considerado um “grande amigão” e tem transito com