ÚLTIMAS NOTÍCIAS: TERREMOTO NO CHILE E TREMORES DE TERRA ATINGEM RS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: TERREMOTO NO CHILE E TREMORES DE TERRA ATINGEM RS

Relatos nas redes sociais de moradores de vários locais da cidade apontam tremor de terra e “estouro” semelhante a um trovão; terremoto no Chile pode ser a explicação para as vibrações

Ao que tudo indica, Pelotas tremeu nesta terça­feira (27). Relatos nas redes sociais dão conta de que um tremor foi sentido em vários pontos da cidade depois das 17h. Um barulho semelhante ao de um trovão também foi ouvido quase simultaneamente.

A explicação pode estar a mais de 1.800 quilômetros de distância. Pelo menos dois pequenos terremotos foram registrados no Chile nesta terça ­ em Coquimbo e Valparaíso. As cidades ficam a pouco mais de 300 quilômetros uma da outra, na costa chilena.

As vibrações são comuns na região. De acordo com o site Meteosolana, que trata sobre o clima e terremotos, no país e no mundo, foram 17 registros de vibrações em território chileno nas últimas 48 horas. Os mais recentes aconteceram entre 15h30min e 16h30min e são classificados como pequenos de acordo com a Escala Richter.

Em Andacollo, 3,4, e em Petorca, 3,6. A profundidade do último chegou a 80 quilômetros. O mais forte aconteceu na segunda­feira, em Coquimbo: 5,2 ­ classificado como moderado.

As vibrações produzidas por um terremoto se propagam em todo o planeta. Os tremores podem ter sido sentidosem Pelotas pela proximidade e também pela intensidade do tremor. Em setembro de 2015, várias cidades do Rio Grande do Sul sentiram os abalos. Na época, no entanto, a situação foi mais intensa: a magnitude foi de 8,3 (considerado “importante” na escala) e a profundidade de mais de 80 quilômetros

Redação com Diário popular

Compartilhe: