PROJETO DE LEI VAI PERMITIR POSSE DE ARMA PARA CAMINHONEIROS

PROJETO DE LEI VAI PERMITIR POSSE DE ARMA PARA CAMINHONEIROS

Victório Galli (PSL-MT)

O deputado federal Professor Victório Galli (PSL-MT), apresentou no dia 8 de maio deste ano, o Projeto de Lei nº 10205/2018 que disciplinar a concessão da posse de armas aos caminhoneiros restrito ao interior de seu caminhão.

A justificativa do projeto é de que o Estatuto de Desarmamento, de 2003, permite que qualquer cidadão tenha a posse de arma, desde que seja submetido a testes psicotécnicos e não tenha antecedente criminal. A posse, entretanto, permite apenas que a arma fique em casa ou no local de trabalho.

Desta forma se o projeto de Galli for aprovado o caminhoneiro poderá ter uma arma para sua legitima defesa guardada no interior de seu caminhão. . Embora o assunto mereça análise detalhada, o caminhoneiro armado no interior do veiculo, terá uma oportunidade de defesa e de resguardar sua própria vida, de sua família e da carga que transporta.

Sobre a questão de que a posse de armas poderia também ser usada de forma a aumentar a violência Galli explicou:

“ A verdade é que o cidadão de má índole cometerá crime com arma de fogo tendo ou não tendo a posse de arma. No caso do cidadão de boa índole e de responsabilidade fará uso de arma de fogo no estrito dever de sua defesa e de sua família, quando no interior de seu veiculo”.

O deputado disse ainda que é a favor da posse de armas para os caminhoneiros que arriscam suas vidas pelo Brasil afora para trazer o sustento de suas famílias, para que eles possam se defender dos bandidos que tentam ceifar suas vidas.

Os índices revelam que a categoria vem sofrendo com assaltos diariamente durante sua jornada de trabalho e os bandidos que roubam as cargas, muitas vezes tem assassinado os indefesos caminhoneiros nas estradas brasileiras.

Redação

Compartilhe: