Nasa anuncia descoberta de planeta do tamanho da Terra

Nasa anuncia descoberta de planeta do tamanho da Terra

A Nasa, agência espacial norte-americana, anunciou nessa segunda-feira,6, a descoberta de um planeta do tamanho da Terra, a orbitar uma estrela a uma distância que torna possível a existência de água, em área identificada como habitável.

O planeta é chamado de “TOI 700 d” e está relativamente próximo da Terra, a 100 anos-luz de distância, informou a agência.

A descoberta foi feita pelo satélite Tess, “projetado e lançado especificamente para encontrar planetas do tamanho da Terra e a orbitar estrelas próximas”, explicou o diretor da Divisão de Astrofísica da Nasa, Paul Hertz.

Outros planetas semelhantes foram descobertos antes, principalmente pelo antigo telescópio espacial Kepler, mas este é o primeiro do Tess, lançado em 2018.

O Tess descobriu três planetas a orbitarem a estrela, denominados “TOI 700 b”, “c” e “d”. Somente o “d” está na chamada área habitável. É quase do tamanho da Terra (20% a mais), circula a estrela em 37 dias e recebe o correspondente a 86% da energia fornecida pelo Sol à Terra.

Os pesquisadores geraram modelos baseados no tamanho e tipo da estrela, a fim de prever a composição da atmosfera e a temperatura da superfície.

Uma das simulações, segundo a Nasa, indica um planeta coberto por oceanos, com “uma atmosfera densa dominada por dióxido de carbono, semelhante à aparência de Marte quando jovem, de acordo com as suposições dos cientistas”.

Uma face deste planeta está sempre voltada para a sua estrela, como é o caso da Lua com a Terra, um fenômeno chamado de rotação síncrona. Essa face estaria constantemente coberta de nuvens, de acordo com este modelo.

Outra simulação prevê uma versão da Terra sem oceanos, onde os ventos soprariam do lado oculto em direção à face iluminada.

Vários astrônomos estão agora observando o planeta com outros instrumentos, tentando obter novos dados que possam corresponder a um dos modelos previstos pela Nasa.

Agencia Brasil

Sobre o Autor

Talvez você também goste

Destaques

Detento tenta entrar em penitenciária com oito celulares escondidos no ânus

Um detento foi pego na última sexta-feira (18) tentando entrar na Penitenciária de Sinop (500 km de Cuiabá) – a Osvaldo Florentino Leite, conhecida popularmente como “Ferrugem” – com diversos itens

Não categorizado 0 Comentários

NA GELADEIRA: CASAL É PRESO COM 7KG DE MACONHA EM RONDONÓPOLIS

A Polícia Militar por meio da “Operação Corpus Christ” prendeu um casal e outro suspeito com mais de 7kg de maconha. A droga estava escondida em uma geladeira de uma residência, na

Não categorizado

Levy Fidelix : “Bonoto terá meu apoio, de Mourão e Bolsonaro em Rondonópolis”

A direita conservadora em Rondonópolis definiu que o nome do coronel militar do Corpo de Bombeiros, Vanderlei Bonoto, é o perfil que mais se aproxima aos seu viés ideológico, prova

0 Comentários

Nenhum comentário ainda!

Você pode ser o primeiro a comente este post!

Deixa uma resposta