COPA COMEÇA HOJE; BRASIL, ESPANHA E ALEMANHA SÃO FAVORITOS

COPA COMEÇA HOJE; BRASIL, ESPANHA E ALEMANHA SÃO FAVORITOS

O Estádio Lujniki, em Moscou, com capacidade para 80.000 espectadores, será o palco do evento de abertura que acontece hoje, às 11h30 horário de  Brasília. A principal atração musical será o cantor britânico Robbie Williams. Ronaldo, o Fenômeno, também estará lá. Logo em seguida, a festa dá lugar à primeira partida do torneio: a Rússia, seleção anfitriã, enfrenta a Arábia Saudita. Começa meio-dia. Na TV aberta, a Globo fará a transmissão ao vivo. Já nos canais pagos, a Copa do Mundo 2018 terá a transmissão de SporTV e Fox Sports.

GOOGLE E AS PREVISÕES

O Google preparou uma tabela com o calendário das partidas, a classificação das seleções, notícias e atualizações sobre os jogadores. O primeiro embate do Brasil é na Arena Rostov, contra a Suíça, no domingo, às 15h — sempre horário de Brasília. E, segundo o site de buscas, há 68% de chances de vitória brasileira. (Você pode pesquisar por outros jogos para ver as estatísticas.)

Na primeira fase, o Brasil jogará ainda contra Costa Rica (dia 22, às 9h, 80% de chances de vitória pelo Google) e Sérvia (27, às 15h, 69%).

O mercado financeiro está fazendo suas previsões com base nos algoritmos que costuma usar. O Brasil, aliás, é o favorito do Goldman Sachs e do Itaú. Há diferentes metodologias. Uma equipe da Escola de Economia de Toulouse, na França, estudou as fotos de mais de 4.000 jogadores nos álbuns de figurinha da Copa da Panini desde 1970 — o mais sorridentes teriam mais chances de fazer gols, enquanto os zangados sofreriam menos gols porque seriam mais competitivos.

O estatístico americano Nate Silver, conhecido pela cobertura de eleições e beisebol no seu o FiveThirtyEight, dá 19% de chances para o Brasil contra 17% da Espanha e 13% da Alemanha. E ele abriu seus sistema: você pode também fazer a sua previsão.

Depois de anunciar um acordo para assumir o Real Madrid ao fim do torneio, o técnico Julen Lopetegui foi demitido do comando da seleção espanhola. Literalmente na véspera da Copa. Quem assume a equipe, dois dias antes da estreia, é Fernando Hierro. Duro (e desnecessário) baque psicológico a impor numa excelente equipe.

Redação com Canal do Meio

Compartilhe: